Uma das maiores maravilhas da comunidade gamer com certeza são os mods, às vezes feito por apenas uma pessoa, às vezes por um time inteiro. Seja em servidores modificados ou apenas itens e skins para algum jogo, a verdade é que muito tempo é dedicado pelos fãs para criar algo que irá agradar, unir o público e manter os jogos vivos. Mas como nem tudo sai como gostaríamos, às vezes eles caem por terra e é isso que está para acontecer com o mod feito pela comunidade de Halo Online, um jogo feito exclusivamente para o mercado russo.
Chamado de ElDewrito, ele conta com jogos em servidores hosteados, navegador de servers, customização de personagem e emblemas, perfis que permitiam ao jogador acompanhar seu status no jogo e servidores competitivos e sociais. Responsável por tornar o jogo acessível ao mundo todo, o mod chamou a atenção de fãs do jogo e da imprensa, já que apenas Halo: Combat Evolved e Halo 2 saíram para PC. Essa seria a oportunidade perfeita de experimentar o multiplayer de Halo 3 no computador, já que o jogo utiliza ele como base.
Porém, a 343 Industries, empresa responsável pela série, anunciou na Halo Waypoint que, de acordo com eles, a Microsoft iniciou um processo que irá garantir a proteção da propriedade intelectual da série Halo. O que é triste, pois de acordo com a própria 343, o mod irá ser retirado do ar pelo fato de que o código no qual ele roda sequer ter sido anunciado oficialmente. Ela também diz que os fãs poderão estar recebendo algo próximo ao ElDewrito em um futuro próximo, sinalizando que é possível que a 343 acolha o time responsável pelo mod, uma atitude que pode trazer um futuro promissor a um jogo online da série Halo Online no futuro.