Lançado em janeiro inicialmente para o Playstation 4 e Xbox One, Monster Hunter: World é definitivamente o título mais bem-sucedido da franquia no Ocidente. O sucesso da série no Japão sempre foi estrondoso, gerando diversos competidores como God Eater, da Bandai Namco, e Toukiden, da Tecmo. Até esse ano, porém, não havia engatado no Ocidente. Alguns lançamentos sequer atravessaram o Oceano Pacífico.
Monster Hunter: World, no entanto, foi a conquista do Ocidente. Isso se deve ao marketing competente da Capcom e também às médias extremamente altas nos agregadores de reviews. No Metacritic da versão de PS4, sua média foi um belo 90, com 93 reviews. No OpenCritic, que agrega os reviews de todas as versões disponíveis, sua média também foi de 90 com 115 notas no total. É o quarto colocado de melhor jogo do ano no site, até o momento.
Já em Março o jogo se tornou o mais bem-sucedido da história da Capcom, passando 7,5 milhões de cópias vendidas. Com a estreia da versão de PC no início desse mês, o título passou de 10 milhões de cópias vendidas e, no momento, é o maior sucesso do ano na Steam. Com isso, a franquia inteira passa de 50 milhões de cópias vendidas no total, finalmente se consolidando como um monstro nas vendas, tanto no Oriente quanto Ocidente.
Para aumentar a presença da série no lado de cá do planeta, Monster Hunter Generations, previamente lançado no Nintendo 3DS, será relançado no Switch em 28 de Agosto no Ocidente. Com o título de Monster Hunter Generations Ultimate, marcará a estreia da franquia no mais novo sistema da Nintendo.