Hoje o mundo dos games amanheceu mais triste. Logo cedo foi divulgada a notícia de que no dia 22 de janeiro, aos 91 anos de idade, morreu Masaya Nakamura (ao centro na imagem acima). Fundador da Namco e “pai do Pac-Man”, ele era um dos grandes nomes da indústria de jogos eletrônicos. A própria empresa, hoje parte da Bandai Namco, foi quem soltou um comunicado lamentando o falecimento.
Em 1955 a Nakamura Manufacturing foi fundada, e mais tarde renomeada para Nakamura Amusement Machine Manufacturing Company – Namco. Inicialmente se dedicava a fabricar atrações infantis para parques de diversões. Nos anos 70 Nakamura resolveu investir no ramo de videogames e comprou a Atari Japão. Em 1979 lançaram seu primeiro arcade, Galaxian, e em 1980 acertaram em cheio com Pac-Man, jogo que faz parte da cultura pop até hoje. Seguido dele vieram Ms. Pac-Man em 1981 e Galaga, sempre com muito sucesso.
Seu funeral já foi realizado na semana passada, mas a família pretende fazer um evento especial para comemorar tudo que Nakamura comquistou durante a vida.