Peter Rubin, da Wired, realizou uma entrevista exclusiva com Mark Cerny, chefe de desenvolvimento do PS5 – ele também trabalhou no PS4. Através de testes com um dev kit, temos as primeiras características oficiais da quinta geração do console: suporte a mídias físicas e retrocompatibilidade, suporte a 8K, compatibilidade com o PSVR, áudio 3D de nova geração, SSD customizado e suporte a ray tracing.
A revelação ocorreu de forma semelhante à estratégia adotada pela Microsoft com o Xbox One X, convidando um jornalista para revelar o hardware antes de um anúncio oficial. Enquanto Cerny e Rubin conversavam, o jornalista testou Marvel’s Spider-Man no dev-kit. A primeira diferença notável é o tempo de loading: 0,8 segundos contra 15 segundos da versão de PS4. Cerny não deu detalhes sobre o SSD, mas declarou ser mais rápido que os modelos disponíveis para PCs domésticos.
O console terá GPU personalizada da AMD, da linha Navi, com suporte à ray tracing. A CPU é baseada na geração Zen 2 7nm. Por fim, Cerny confirmou que vários jogos sairão simultaneamente para PS4 e PS5, sem citar quais. Pra quem ficou maluco aí, um balde de água fria: o lançamento não será este ano.