Skip to main content

Quando o Youtuber Desmond “Etika” Amofah faleceu em 2019, a comunidade online da Nintendo ficou devastada. Um fã do Youtuber se comprometeu a lançar uma linha de Joy-Con para honrá-lo, com todo lucro convertido à uma instituição de caridade. Chamado de Etika Joy-Con, os controle seriam uma edição limitada e todo o dinheiro arrecadado com a venda dos mesmos seria doada para a Fundação JED para conscientização de saúde mental de adolescentes e jovens adultos.

O projeto foi idealizado por Captain Alex, criador de conteúdo e conhecido por ser um Fanboy da Nintendo. Através de uma campanha de crowdfunding no Indiegogo, as skins personalizadas dos Joy-Con do Switch continham os dizeres “JoyConBoyz” e foram muito bem aceito pela comunidade de jogadores, fãs do Youtuber e sua família.

A primeira leva de controles chegou a ser mandada aos que ajudaram a financiá-lo, porém Captain Alex divulgou em seu Twitter que a gigante japonesa pediu a interrupção da fabricação da peça.

Em uma carta de cessar e desistir oficial da marca, indo na direção contrária do que a comunidade de jogadores da Nintendo esperava, a empresa notificou que à Alex que:

“Você foi notificado que sua produção, marketing, venda e uso de produtos licenciados pela Nintendo, em associação com essas atividades e sua falsa associação com a marca Nintendo, viola os direitos de propriedade intelectual da Nintendo”

No Twitter, Alex fez um grande desabafo sobre o caso.

Agora, para dar continuidade ao projeto e conseguir burlar as regras da Nintendo, Captain Alex redesenhou as skins dos controles e estipulou uma nova meta no projeto de crowdfunding. Além da produção dos controles, a comunidade de gamers do Switch está programando uma série de lives para arrecadar dinheiro para a JED, além de encorajar doações dentro da comunidade.