Skip to main content

Quando a Microsoft gosta de alguma coisa, ela vai lá e compra. Errada ela não está e foi assim com serviços e empresas importantes como Linkedin, Github, Rare e, mais recentemente, a Bethesda. O que poucos sabem é que a gigante americana já tentou comprar ninguém menos que a Nintendo e essa história voltou à superfície agora.

Na época em que a Microsoft estava investindo pesado para a criação do primeiro Xbox, a empresa tentou assegurar diversos jogos exclusivos. Porém, foi tentado um lance ainda mais ousado: comprar a Nintendo. Em entrevista para a Bloomberg, Kevin Bachus, então diretor de relações com terceiros da Microsoft, revelou que a ordem de aquisição partiu de Steve Ballmer, o CEO da empresa.

“Steve fez com que fôssemos nos encontrar com a Nintendo para ver se eles considerariam ser adquiridos. Eles apenas riram demais. Tipo, imagine uma hora de alguém rindo de você. Foi assim que a reunião foi”.

Uma nova tentativa de aproximação com a empresa japonesa aconteceu em janeiro de 2000. Na ocasião, não se falava mais em compra, mas em parceria. Nos termos propostos, a Microsoft se encarregaria de produzir o hardware e a Nintendo entraria com seu catálogo de jogos.

Nas palavras do diretor de negócios Bob McBreen, a reunião foi mais ou menos “ouça, vocês são muito melhores nas partes do jogo com Mario e todas essas coisas. Por que vocês não nos deixam cuidar do hardware?”. As especificações técnicas do Xbox chegaram a aparecer na mesa, mas os executivos japoneses não toparam a aliança.

Com dinheiro sobrando, a Microsoft precisava gastar em algum lugar. No período, a empresa ainda teria tentado comprar a EA Games, a Square Enix e até a Midway, produtora da franquia Mortal Kombat décadas atrás. Nenhuma das tentativas foi pra frente.