Após intensos e duradouros rumores, a Nintendo finalmente anunciou oficialmente que o Nintendo Switch terá uma versão ainda mais portátil: Nintendo Switch Lite. A notícia, que já corria nos bastidores desde o início do ano, se confirmou.
A nova versão do console terá os controles integrados, porém sem os controles de movimento e o HD rumble e o sensor de infravermelho, e também não se conectará (pelo menos de forma nativa e oficial) a uma TV. Porém, o bluetooth (pra usar controles extra), NFC e Wi-Fi permanecem intocados. A tela mantém a resolução de 720p mas diminuiu de tamanho de 6.2 polegadas na versão tradicional para 5.5 polegadas no Nintendo Switch Lite, o que aumenta a densidade de pixels e deve deixar o gráfico ainda mais bonito. A Nintendo também falou, mesmo que sem muitos detalhes, que o console novo está significantemente mais leve e com bateria mais duradoura.
Também tivemos uma significante queda no preço, de $100 dólares. Com isso, parece que a Nintendo finalmente decretou o fim do 3DS, que era o console oficialmente portátil da gigante japonesa. A versão Lite sairá no dia 20 de setembro, mesmo dia do lançamento de The Legend of Zelda: Links Awakening.
Inicialmente apresentado em 3 cores, Amarelo, Cinza e Turquesa, o Nintendo Switch Lite terá também uma edição especial de Pokémon: Sword & Shield. Quem quiser essa versão precisará ter um pouco mais de paciência, já que tem data prevista de lançamento pra 8 de novembro. Confira como ficou: