Skip to main content

A última moda entre os desenvolvedores independentes é revitalizar formatos e gêneros clássicos, e assim surgiu Box Align. Desenvolvido originalmente pelo Kasulo Game Studio, o jogo foi adaptado para Nintendo Switch e pulicado pela QUByte Interactive, estúdio brasileiro responsável pelo ótimo beat ‘em up 99Vidas. O jogo apresenta de forma simples uma das modalidades mais clássicas dos jogos de puzzle: juntar e encaixar blocos coloridos, mas de um jeito totalmente novo.

Novos Ingredientes numa receita consagrada

Juntar 3 blocos de uma mesma cor pra que eles sumam é uma das mais manjadas mecânicas do gênero, mas em Box Align temos um acréscimo muito interessante: a tridimensionalidade. O jogo enxerga os blocos completamente em 3 dimensões, adicionando novas possibilidades num estilo de jogo tão batido. Mecanicamente falando ele é bem simples, pois você tem apenas um movimento e se errar perdeu. Esse movimento deve ser feito pra encaixar os blocos e formar conjuntos de pelo menos 3 deles na mesma cor.

Os níveis iniciais funcionam praticamente como um tutorial, mas ao longo das 99 fases (seria uma referência?) a dificuldade vai crescendo e o game se transforma num quebra-cabeça que em alguns momentos beira o impossível. Novas mecânicas vão surgindo, como blocos que não podem ser movidos, blocos multicoloridos que servem pra completar qualquer sequência e até blocos que precisam de mais de um combo para serem desfeitos.

Imagem do jogo Box Align
Nos níveis iniciais o jogo apresenta pouca dificuldade, mas ela vem, pode ficar tranquilo!

A curva de aprendizado é muito respeitosa com o jogador, fazendo com que ele não se sinta roubado pelo game, mas de vez em quando somos surpreendidos com uma fase extremamente fácil logo após uma pedreira. Isso pode ser um mero fator de level design, ajudando você a esfriar a cabeça – ou eu que fiquei mais inteligente após uma fase dificílima?

Desestressando com muito estresse

Box Align tem uma premissa interessante, que é ser um calmante para os momentos de estresse da vida corrida. A trilha sonora é extremamente relaxante, coisa que não se pode dizer do jogo em si. Às vezes a dificuldade é mais estressante do que meu chefe me cobrando um relatório.

Um fator a ser levado em conta é a sensação de recompensa que o jogo traz. Ser derrotado dezenas (sim, dezenas) de vezes na mesma fase e chegar à conclusão de que ela é impossível, pra então ter uma sacada e vencer o puzzle é algo que eleva teu ego até as alturas. Por várias vezes eu terminei uma fase e pensei comigo mesmo “Caramba, eu sou um gênio.” O game pode ser jogado tanto com os botões como na tela touch, mas os comandos executados nos joy-cons acabam sendo mais fáceis e até intuitivos de certa forma.

Imagem do jogo Box Align
Os controles também podem ser executados diretamente na tela do Switch.

Os gráficos são simples, porém bem feitos. Nada daquela psicodelia que vemos em outros jogos do tipo. A função do jogo é desviar o mínimo da sua atenção possível pra fatores externos e te focar apenas em organizar da melhor maneira os seus bloquinhos coloridos. Aliás, recomendo jogar com fones de ouvido para usufruir ainda mais da agradável trilha sonora.

Box Align é uma grata surpresa, um excelente respiro pra um horário de almoço ou intervalo num jogo mais denso. As 99 fases conferem uma boa duração e a satisfação ao concluir todas elas é extremamente gratificante.

Review – Pepper Grinder

Renato Moura Jr.Renato Moura Jr.28/03/2024
Imagem do review de Everloop

Review – Everloop

Marco AntônioMarco Antônio28/03/2024
Imagem do review de Dicefolk

Review – Dicefolk

Marco AntônioMarco Antônio27/03/2024