Skip to main content

A Nvidia, em parceria com a Bandai Namco, recriou o jogo original do Pac-Man com inteligência artificial. Como? Colocaram a GameGAN para “assistir” a 50 mil partidas do jogo para que o recriasse sem acesso à engine original. Tal versão poderá ser jogada ainda este ano no AI Playground.

Explicando melhor, a GameGAN é a primeira rede neural do mundo a imitar um motor gráfico de jogo usando redes generativas adversariais (GANs). Ou seja, duas redes neurais que competem entre si, uma geradora e uma discriminadora, e que são especializadas em criar um conteúdo indistinto de um exemplo original. Outro exemplo de GAN é a Nvidia GauGAN, um modelo de deep learning que transforma com facilidade esboços inacabados em obras-primas fotorrealistas.

A GameGAN está sendo desenvolvida para acelerar o processo criativo de desenvolvedores de games, já que pode criar automaticamente layouts para novos jogos. Pesquisadores de IA também podem utilizá-la para desenvolver simulações para treinar máquinas autônomas, de forma a aprenderem as regras de um ambiente sem interagir com o mundo real.