Skip to main content

Certo que estamos em período de pandemia e isso tem se mostrado um verdadeiro desafio a qualquer desenvolvedor de jogos eletrônicos durante o período. Quase todos os estúdios se pronunciaram sobre as dificuldades e desafios que o período de quarentena trouxe consigo. Porém, a Google meteu os dois pés na porta e encerrou as atividades do Stadia Games & Entertainment, grupo de estúdios first-party do seu aparelho.

Com isso, são cerca de 150 profissionais que foram demitidos de suas funções e agora o Google Stadia contará apenas com o apoio das produções third-parties, ou seja, jogos desenvolvidos por outras produtoras. Se já estava difícil de vermos a possibilidade de ter games exclusivos para a plataforma, acredite, agora será ainda mais difícil de isso acontecer.

Até mesmo Jade Raymond, uma das principais diretoras criativas que estavam à frente dos estúdios e já trabalhou na Electronic Arts e Ubisoft, teve de sair de seu cargo. A mulher foi apenas uma das responsáveis pela criação de Assassin’s Creed com todos os seus conhecidos conceitos.

A Google afirmou que auxiliará todos os ex-funcionários a encontrarem vagas no mercado, já que eles ficarão a ver navios após finalizarem os projetos pendentes que ainda trabalham dos estúdios. A empresa afirma que fechá-los ajudará em sua relação com as demais desenvolvedoras e produtoras, que num período de tempo maior trará mais público para os seus serviços.

Quem se pronunciou foi o vice-presidente da Satia e gestor geral do projeto, Phil Harrison. “Vamos expandir nossos esforços para ajudar outros estúdios para tirar proveito da nossa tecnologia e entregar games ao público. Vemos uma oportunidade enorme de trabalhar com parcerias que buscam soluções na infraestrutura avançada e ferramentas do Stadia. Cremos que esse é o melhor caminho para transformá-lo num negócio viável e sustentável a longo prazo”.

A partir disso, a Google focará apenas em desenvolver novas funções e melhorias nos serviços, deixando a produção de títulos de lado para tornar o Stadia numa plataforma melhor.

Apenas lembrando a vocês leitores, o sistema deles nunca realmente engatou, apresentando diversos problemas que seguem até os dias atuais, incluindo promessas que nunca viram a luz do dia. Nem ao menos contaram com um lançamento mundial simultâneo, com o Brasil e vários outros jamais vendo ele em ação.