Skip to main content

Demonstrando uma abertura cada vez maior para os desenvolvedores indie, a PlayStation oficializou ontem sua iniciativa de fomento e projeção de jogos independentes que estarão presentes nas plataformas da Sony, muitos deles sendo títulos cross-gen. Ao longo do dia, foram revelados nove games, entre eles Where The Heart Is, Recompile e Worms Rumble.

Enquanto você pode conferir as informações sobre estes três jogos acima clicando em seus nomes, abaixo estão os outros títulos que tiveram o holofote em 1º de julho.


Haven

O novo jogo dos desenvolvedores de Furi, Haven é uma aventura em terceira pessoa que não poderia ser mais diferente de seu predecessor, trocando a ação frenética hardcore por um ritmo mais contemplativo e ameno. No jogo, é incentivada a exploração sem guias e nem mesmo catálogos para as missões, promovendo a imersão.


Carto

Carto é um puzzle game que, como o título sugere, tem a cartografia como um de seus elementos principais. Controlando um fofinho personagem, o jogador deve explorar um mundo em constante mudança e, com isso, atualizar seu mapa conforme nota essas alterações, rearranjando peças e com isso ajudando também os personagens que encontra pelo caminho.


Heavenly Bodies

Heavenly Bodies é um charmoso título que se baseia no minimalismo para construir uma sensação complexa: gravidade zero. No controle dos braços e pernas de um astronauta, sua missão é supervisionar uma estação espacial. Casada à essa proposta, está uma simulação física minuciosa, garantindo a dificuldade das tarefas mais básicas e exigindo uma abordagem metódica do jogador.


Creaks

Explorando a ilusão de ótica de forma muito promissora, Creaks adota uma perspectiva 2D que mostra muito mais do que aparenta, recriando o fenômeno da pareidolia (quando enxergamos um rosto numa torrada, por exemplo). O jogo usará isso para criar tensão e fazer com que o jogador sempre olhe duas vezes para cada coisa que vai tocar num casarão velho.


Maquette

Este talvez seja o título mais difícil de se explicar, mas vou te deixar com essa: BAUMMMM. Não, Maquette não traz exatamente sonhos dentro de sonhos, e sim lugares dentro de lugares, colocando locais completos dentro de outros. Em uma sacada até reminiscente de Superliminal, a manipulação da escala dos objetos cria uma sensação bem esquisita, mas no bom sentido.


F.I.S.T.: Forged in Shadow Torch

Enquanto Biomutant não chega com sua visão esquisita, F.I.S.T.: Forged in Shadow Torch promete representar uma grande concorrência, trazendo um coelho armado de aumentos cibernéticos em um mundo dieselpunk. Podendo ser descrito como um aluno de Metroid, o jogo terá perspectiva 2.5D com salas e caminhos interconectados a se explorar – e inimigos para combater.


Estes foram os jogos revelados no evento de ontem da PlayStation Indies. Datas e plataformas adicionais vão variar conforme cada título, mas todos estão confirmados para PS4 e/ou PS5.