Skip to main content

Em uma entrevista à Wired, Hermen Hulst, o chefe da PlayStation Studios, disse que o conglomerado de estúdios da Sony está trabalhando em nada menos do que 25 títulos exclusivos para o PS5. Nesse ritmo, podemos esperar uma média de quatro exclusivos por ano, se não mais.

“Há uma quantidade incrível de variedade originando de diferentes regiões. Grandes, pequenos, diferentes gêneros”, disse Hulst à revista. Vale lembrar que a PlayStation Studios consiste na junção de estúdios como a Naughty Dog (de Uncharted e The Last of Us), Guerilla Games (de Horizon e Killzone), Insomniac (de Marvel’s Spider Man e Ratchet & Clank), Bend Studio (de Days Gone), Sucker Punch (de Ghost of Tsushima) e Media Molecule (de Dreams), para nomear alguns.

Segundo Hulst, metade dos jogos em desenvolvimento na PlayStation Studios são novas IPs, ou seja, teremos muita coisa realmente nova chegando ao PlayStation 5. Enquanto isso, podemos especular quais são os títulos em desenvolvimento que fazem parte de franquias pré-existentes: Ratchet & Clank chega em junho; Horizon Forbidden West logo também está aí; God of War Ragnarok já foi anunciado; Marvel’s Spider Man 2 (ou Marvel’s Spider-Men, que é minha aposta de título para a sequência) é inevitável.

Mas também temos a possibilidade de adiamentos, devido à pandemia de COVID-19. Gran Turismo 7, que era esperado para este ano, foi adiado para 2022, e o mesmo pode acontecer com qualquer título que venha depois de Horizon Forbidden West – sim, até mesmo o aguardado God of War Ragnarok, que foi anunciado ano passado para 2021, pode vir a ser adiado.

Ainda assim, é questão de tempo até que o PlayStation 5 tenha uma boa biblioteca de exclusivos, que cresceu no mês passado com a adição de Returnal. Mas vamos ser sinceros: com a Microsoft no comando de 23 estúdios, essa promete ser uma geração repleta de títulos para todos os lados.