Para festejar o sucesso estrondoso de Pokémon Go a Niantic, desenvolvedora do jogo, resolveu fazer uma comemoração. Nesse sábado, dia 22, jogadores de todo o mundo se juntaram em Chicago para capturar pokémons, vencer desafios e ganhar recompensas virtuais exclusivas. Ou pelo menos é isso que o site do evento prometia.
Na prática o evento foi, bem, um desastre. O principal problema talvez tenha sido a dificuldade de conexão com os servidores, que impediu em partes que os jogadores participassem dos desafios prometidos e capturassem os pokémons lendários que estavam disponíveis no evento. O grande número de pessoas tentando se conectar ao mesmo tempo no mesmo lugar parece ter sobrecarregado as torres de celular da região.
Além disso, jogadores foram ao Twitter reclamar da enorme fila sob o sol escaldante do verão americano, com depoimentos que indicavam que a espera para entrar chegou a durar duas horas após o início do evento.
A revolta foi tão grande que os jogadores chegaram a vaiar John Hanke, CEO da Niantic, quando ele subiu ao palco. No vídeo podemos ouvir jogadores gritando “we can’t play” (não conseguimos jogar) em uníssono, e foi informado que até garrafas de plástico foram arremessadas.
A Niantic reconheceu o problema, tendo oferecido 100 dólares em pokécoins para os jogadores, além do reembolso completo das entradas, que custaram 20 dólares. “[…] esperamos que isso seja algo que nunca se repetirá, nós iremos aprender com isso e seguir em frente,” disse um porta voz da empresa durante o evento.
Lugia, um dos pokémons lendários, teve sua estreia no jogo durante o Pokémon Go Fest. Ele foi liberado a todos os jogadores logo após o evento, e pode ser conseguido através desse guia.