Skip to main content

Além de não estar atravessando uma boa fase dentro de campo, o meia alemão Mesut Özil também não vai muito bem fora dele, pelo menos se os observadores forem os chineses. Acontece que no dia 13 de dezembro, Özil publicou em seu Twitter criticas relativas ao tratamento dado pela China aos membros muçulmanos uigures. Confira o Tweet:

Em uma tradução livre, o camisa 10 do Arsenal afirmou que os chineses queimam os alcorões, fecham as mesquitas, banem as escolas, matam os homens de fé e que suas mulheres são obrigadas a viver com chineses. Pois bem, não demorou muito para o governo chinês se posicionar. A primeira posição foi retirar o jogador das versões chineses de eFootball PES 2020, mesmo nos mobiles.

Segundo a NetEase, distribuidora do título no território, Özil “feriu os sentimentos dos jogadores chineses e violou o espírito esportivo de amor e paz”. Tenso, hein? Caso você não esteja entendendo nada, apesar de ter nascido na Alemanha o jogador possui origens turcas, país comumente conhecido pelo enorme número de muçulmanos.