Skip to main content

A autora de Harry Potter, J. K. Rowling criou bastante polêmica com os fãs da franquia após várias declarações transfóbicas em suas redes sociais. Com o lançamento iminente de Hogwarts Legacy, o presidente da Warner Bros Games, David Haddad, entrou no debate defendendo a atitude da escritora.

Em seu comunicado, ele apoia o direito dela se expressar livremente da forma como se sente. “Ela é uma cidadã privada e isso significa que ela pode opinar usando as redes sociais. Eu posso não concordar com ela, e eu talvez não concorde em vários tópicos que ela defenda, mas a autora tem o direito de manter suas opiniões”.

Lembrando a todos, antes de se posicionarem, que a transfobia é um crime de discriminação tão grave quanto racismo e sexismo. Isso envolve assédio, intimidação e violência perante aos transsexuais. A pena é de um a três anos de prisão aqui no Brasil, conforme decisão do Supremo Tribunal Federal em 2019.

O jornalista Jason Schreier afirmou que conversou com David e o presidente revelou que a Warner Bros Games está trabalhando com organizações que defendem os direitos LGBTQ+. A empresa está se esforçando em trabalhar a diversidade e inclusão em seus títulos. Porém, isso não se reflete em sua própria opinião como foi afirmado pelo executivo.

Conforme a polêmica cresce cada vez mais, também mantemos aqui o informe de que discurso de ódio e discriminação não fazem parte do que podemos chamar de opinião. O ator Daniel Radcliffe, que interpretou o bruxo mais famoso dos anos 2000 e sua companheira de elenco, Emma Watson também se posicionaram contra as declarações de J. K. Rowling.