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Missão dada é missão cumprida e o Projeto Brazil Games catapultou a indústria nacional para o exterior. O programa bateu recordes de exportações em 2020, para os jogos brasileiros beneficiados.

O projeto foi concebido pela Associação Brasileira de Desenvolvedores de Jogos Digitais (Abragames)  para isso mesmo: mostrar o talento nacional lá fora. Em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), movimentou-se a impressionante marca de US$ 53,685 milhões em negócios, no ano passado. Esse feito consolida uma tendência de crescimento incessante, desde a criação do programa, em 2014.

O número de estúdios favorecidos pelo Projeto Brazil Games também aumentou. A iniciativa começou com 27 desenvolvedoras seis anos atrás e chegou a 135 empresas em 2020. Esses números também irão crescer em breve. De acordo com Eliana Russi, gerente executiva do programa, “estamos analisando 63 empresas do Projeto Brazil Games que responderam à pesquisa. O segundo Censo da Indústria, em 2018, aponta um universo de 400 empresas no Brasil”.

Segundo Carla Frade, gestora do Brazil Games na parceira Apex-Brasil, “a indústria local amadureceu nos últimos anos e mostra potencial de crescimento para os próximos. O Brasil deixou de ser apenas um mercado consumidor e atualmente, como desenvolvedores, fazemos parte da estratégia de crescimento de grandes players internacionais”.

Os dados completos da indústria nacional e os resultados desse projeto estarão presentes durante o BIG Festival 2021, que acontece entre os dias 3 e 9 de maio.