Skip to main content

Ontem foi o dia internacional dos oceanos, sabe aquela água toda que cobre 70% do nosso planeta? Pois é, está cheia de lixo em todos os lugares e a Razer decidiu fazer algo a respeito disso. A empresa realizou uma parceria com a Clearbot, uma companhia de Hong Kong que está disposta a construir uma inteligência artificial robótica que vai retirar os plásticos que ameaçam toda a vida marinha.

A intenção é criar um verdadeiro enxame destes robôs e soltá-los no mar, para que realizem a limpeza em ampla escala. Além de prejudicar os peixes, tartarugas, baleias e vários outros animais que vivem nos mares, todo o lixo também causa uma intoxicação nas águas e, em longo prazo, vai saber onde isso vai nos atingir como uma unidade planetária.

Em seu comunicado oficial, a Razer determina que estão ao lado da Clearbot na missão de salvar os oceanos. “Fechando esta parceria, nossos principais engenheiros e designers se voluntariaram a usar seu tempo e expertise técnica para ajudá-los a fazer de seu protótipo um produto que será produzido em escala de massa. Considerando todo o nosso histórico, a nossa parceira vai poder evoluir o design do robô para se tornar mais inteligente e eficiente”.

E se engana quem acredita que apenas o plástico que jogamos na água que prejudica todas as formas de vida dos mares. Existem também uma quantidade considerável de metal, materiais tóxicos e até ameaças microscópicas que são consumidas por peixes e as demais espécies. Não querendo te assustar nem nada, mas você sabia que aquele peixe que compra no mercado tem, no mínimo, um pequeno nível de materiais plásticos ingeridos? É impossível checar isso antes de colocá-los para venda e a vida segue desta forma.

Chato saber que aquela sacolinha ou embalagem que você jogou na água volta para dentro de você, mas nós continuamos fazendo isso. Ao menos a Razer decidiu fazer algo a respeito e ainda não há uma data específica para que eles consigam demonstrar o robô em ação. E o que está fazendo para mudar toda essa situação que ameaça grande parte da vida de nosso planeta?