Recentemente a fan-base de Resident Evil se dividiu entre aqueles que abraçaram a ideia de mudanças no remake de Resident Evil 2 e os saudosistas que querem um jogo semelhante ao original. Durante uma entrevista à IGN, os produtores Yoshiaki Hirabayashi e Tsuyoshi Kanda afirmaram que o jogo será uma abordagem nova, mas ainda que ecoará tudo aquilo que o clássico marcou no coração dos fãs.
“Nosso objetivo é capturar o espírito do jogo original enquanto também trazemos algo novo para o público […] Tivemos de escolher entre utilizar o estilo clássico de câmera dos primeiros jogos ou a primeira pessoa de Resident Evil 7, mas resolvemos seguir com o estilo de câmera de Resident Evil 4 […] Há prós e contras, mas você tem que considerar a experiência que quer ilustrar com o jogo atual. Sabemos que é uma grande mudança ter essa visão por cima do ombro, mas achamos-na perfeita para a experiência que queremos retratar”, diz Kanda
Os produtores ainda afirmaram que o jogo será tão bom quanto o original, mesmo com as mudanças e diferenças, criando uma nova experiência para os jogadores antigos e algo totalmente aterrador para os novos jogadores. Outro elemento que prova o comprometimento dos produtores com a fidelidade ao original é a volta dos modos alternativos com Tofu e Hunk, personagens extra que marcaram presença em Resident Evil 2 e estarão inclusos no lançamento do remake em 25 de janeiro de 2019.