Skip to main content

James Ohlen e Drew Karpyshyn, dois roteiristas de longa data da BioWare que estiveram envolvidos em diversos projetos da empresa (desde Baldur’s Gate até Anthem), deixaram a empresa em meados de 2018. Os dois continuam trabalhando juntos, mas agora no estúdio recém-inaugurado de Ohlen: Archetype Studios.

Karpyshyn anunciou em seu blog pessoal que está muito feliz em integrar essa nova equipe e também falou abertamente sobre sua saída da BioWare, dizendo que no começo tudo era as mil maravilhas e depois eles se tornaram cada vez mais “comerciais”, sendo obrigados a criar jogos que o mercado demandava e não que eles realmente gostariam de criar. Confira o comentário na íntegra:

[miptheme_quote author=”Drew Karpyshyn” style=”text-center”]Eu estou na indústria de games há 20 anos. Quando comecei na BioWare, tudo era novo e empolgante. Era o trabalho dos sonhos – pessoas talentosas trabalhando juntas para criar jogos épicos como Baldur’s Gate, KOTOR, Mass Effect e Dragon Age. Mas conforme crescemos e ficamos mais famosos, as coisas mudaram. Nos tornamos mais comerciais. Estávamos cada vez menos fazendo coisas que amamos e as equipes eram forçadas a criar jogos mais baseados nas pesquisas de mercado do que nos nossos instintos criativos e paixões. Meu trabalho dos sonhos se tornou um trabalho comum e eu perdi o entusiasmo e empolgação que um dia já tive.[/miptheme_quote]

Karpyshyn ainda afirma que a Archetype Studios o ajudou a recuperar seu velho entusiasmo, pois a equipe é tão apaixonada pelo que faz quanto ele. Inclusive, eles já estão trabalhando em um jogo, mas por enquanto ele não pode revelar nada sobre. Além dele e de Ohlen, Chad Robertson, outro ex-funcionário da BioWare, também faz parte do novo estúdio.

Podemos esperar um projeto ambicioso e cheio de paixão vindo aí, então vale a pena ficar de olho nesses caras!