Skip to main content

Monitor, placa de vídeo, memória RAM, processador… São tantos acessórios importantes para montar o seu PC gamer! Além desses itens de extrema importância, há também o mouse, que possibilita uma gameplay tranquila, sem problemas e com maior fluidez de imagem.

Entretanto, escolher um bom mouse gamer pode ser um desafio, já que nem sempre sabemos o que devemos levar em consideração e quais são as características mais importantes desse acessório, não é?

Para te ajudar nessa missão, separamos as melhores 5 dicas para escolher o melhor mouse gamer, com o objetivo de tornar as suas partidas de jogos ainda mais profissionais, confira:

1) Defina, antes da compra, qual é o grip ideal para você

Todos os eletrônicos ideais para a sua gameplay devem trazer mais praticidade e benefícios a sua partida de jogos, e uma das características mais importantes para escolher o seu novo mouse gamer é o grip. O grip, basicamente, é como você segura o mouse e a textura que o mesmo oferece, a “pegada”.

Hoje existem 3 tipos de grip, o Fingertip, o Claw e o Palm, lembrando que nenhum destes é o melhor ou certo e errado, depende apenas da sua preferência e do estilo dos jogos da sua gameplay. 

O grip do tipo Palm é, geralmente, um grip com pegada mais definida, usado em mouses menos curvados e com formato mais anatômico para as mãos. Os modelos de mouse gamer que geralmente usam o grip Palm são, geralmente, também, mouses maiores que a mão do jogador, trazendo um domínio maior dos movimentos. Com esta pegada, geralmente a palma das mãos ficam completamente repousadas sobre o mouse, com os dedos na posição de descanso em cima dos botões. Este é o tipo de uso mais confortável para quem joga por bastante tempo, e é uma posição que não exige tanta velocidade, já que a mão fica relaxa.

Já o grip Fingertrip é ideal para quem tem mãos grandes, preferindo os mouses pequenos, mais baixos e com comprimento maior que a sua largura. Este tipo de pegada é perfeita para quem costuma cobrir o mouse com a palma da mão durante o uso, e é indicado para os jogos que precisam de movimentos leves e rápidos ao mesmo tempo, já que apenas as pontas dos dedos são usadas para pressionar os botões e movimentar o cursor.

Por fim, o grip Claw é para quem prefere os modelos menores de mouse gamer (principalmente em comprimento), com uma altura dos botões média e a parte de trás mais elevada, ideal para melhorar alguns movimentos na sua gameplay, perfeito para quem tem o costume de pegar e usar o mouse como se tivesse “garras” nas mãos, fazendo movimentos mais delicados, sendo o tipo de pegada mais popular para games de ação, combinando os movimentos delicados com velocidade dos clipes.

Por isso, antes de escolher o seu mouse gamer, leve em consideração esta característica tão importante.

2) Escolha o tamanho certo de mouse gamer para a sua mão

Escolher um mouse do tamanho adequado irá prevenir dor nas mãos e trazer mais precisão nos movimentos da sua gameplay, além disso o conforto é muito importante para evitar lesões por esforço ou movimentos repetitivos e a ergonomia é o que dita se o mouse será confortável ou não para jogar. 

Para saber como escolher o mouse do tamanho ideal para a você, pegue a palma da sua mão e em uma folha, faça o contorno. Com esse rascunho feito, meça a distância entre o seu dedo médio e o fim da sua palma da mão, e anote este dado.

Após este passo, pegue a medida entre o meio do dedão e a junta do seu mindinho. Com essas medidas, você pode escolher o melhor modelo para você, trazendo mais praticidade e precisão para os seus jogos, e com isso, pode também escolher o melhor grip (pegada) para o seu mouse.

3) Se houver disponibilidade financeira, escolha um mouse gamer sem fio (wireless)

Com a chegada da tecnologia wireless no mercado, muitos itens de computador ou que melhoram a sua gameplay aderiram a esta tecnologia, trazendo mais mobilidade e inovação para você. Os mouses sem fio são, em sua grande maioria, são mais confortáveis para usar e trazem mais mobilidade, pois a ausência de fios não limita o mouse a ser usado somente em uma área específica ou muito perto do computador, ou ainda, evita com que o mouse enrosque ou se prenda a algum objeto, já que é sem fio.

Hoje em dia, com o avanço da tecnologia e a busca das marcas por trazer ainda mais qualidade a estrutura dos mouses, os mesmos não sofrem com problemas de sinal, carga ou latência, problemas que antigamente eram comuns, logo, caso você tenha disponibilidade, já que esses modelos costumam ser um pouco mais caros, invista em um modelo sem fio de mouse gamer.

4) Verifique o sensor e os switches do mouse gamer antes da compra

A resolução e qualidade do sensor do seu mouse, ao contrário do que muitos dizem, é de suma importância, principalmente para a qualidade da sua gameplay. A maioria das pessoas investe, hoje em dia, em 800 a 3600 DPI de sensor para mouse, mas os mais famosos tem uma taxa maior de resolução e qualidade.

O DPI (Dots Per Inch, ou “Pontos Por Polegada”) são quantos pontos o mouse gamer identifica em cada polegada que percorre no modelo e na cena do jogo. Um mouse tradicional, dos que usamos em todos os tipos de computador e para os demais usos, o DPI é de geralmente 400. Para os profissionais, como citamos acima, o ideal é uma taxa mais alta, ultrapassando os 10.000 DPIs, quanto maior o DPI, mais sensível será o mouse para os movimentos, acompanhando cada cena, por mais sutil que os movimentos ou mudanças sejam.

De igual forma, verificar o Polling Rate (taxa de atualização) é de suma importância, pois isso irá medir se a movimentação e fluidez do modelo escolhido de mouse gamer irá acompanhar a taxa de atualização do monitor do seu PC gamer.

A taxa de atualização ou Polling Rate, explicando de forma mais geral, é a quantidade de vezes por segundo que um dispositivo troca informações com o computador, logo, escolher um número alto é sempre mais vantajoso para a qualidade da sua gameplay, geralmente entre 1000/500/175 Hz.

Já o switch serve para alternar entre os modos de configuração do mouse, ou seja, ele deve trazer mais agilidade para o jogador alternar entre estes perfis. Já os switches ópticos servem para prevenir alguns acontecimentos, como os double clicks (cliques duplos) que diminuem o desempenho de uma parte dos jogos. Logo, para escolher o melhor mouse gamer para as suas necessidades, é necessário levar todos estes itens e suas características em consideração.

5) Escolha um mouse mais leve para trazer mais fluidez para as suas partidas

Assim como o formato, o tamanho e o grip, o peso do mouse influencia muito no desempenho da sua gameplay. Quanto mais leve for o seu mouse, mais afiada e fluida será a sua movimentação. Os mouses que pesam mais de 100g já são mal vistos pelos gamers, pois acima dessa gramatura, já é um peso que atrapalha a sua desenvoltura.

Viu só como escolher o melhor mouse gamer para você pode ser uma tarefa simples? Levando em consideração as dicas e estudando os modelos que você mais gostou, terá os melhores acessórios para a sua gameplay!