Não faz muito tempo desde que o governo sul-coreano multou devs pelo uso de loot boxes, ou seja, caixas com itens sortidos que são adquiridas com dinheiro real. Antes disso, a estrondosa polêmica de Star Wars Battlefront II deixou governos em alerta pelo mesma prática, usada de maneira desregrada pela EA. Um desses governos é a Bélgica, que ontem (25) enfim declarou a prática das loot boxes ilegal, ao menos quando há dinheiro envolvido.
Ironicamente, as atualizações de Battlefront II que removeram o uso de microtransações para adquirir as “caixas-surpresa” fazem com que o game seja legalmente aceito, livrando um pouco a cara da EA. Já games de sucesso como Counter-Strike: Global Offensive e até mesmo Overwatch, cujas caixas contêm apenas cosméticos, deverão cessar a prática para se adequarem às leis belgas. Os itens sortidos ainda podem ser adquiridos, mas apenas com a moeda adquirida in-game.
As publishers que não cumprirem com a lei podem ser multadas em 800 mil euros (mais de R$ 3 milhões!) e funcionários podem pegar até 5 anos de prisão. O ministro da justiça Koen Geens ainda falou que as penas podem ser duplicadas quando menores estão envolvidos.