Pela primeira vez em 24 anos de evento, a Sony anunciou oficialmente que não irá participar da E3 em 2019. A empresa não irá conduzir uma apresentação paralela e nem mesmo terá um estande dentro da maior feira de jogos eletrônicos do mundo.
A revelação pegou muita gente de surpresa e as explicações vagas da Sony a respeito do abandono abriram espaço para várias especulações. De acordo com a gigante japonesa, o objetivo dessa decisão é explorar outras formas de se engajar com sua comunidade.
À medida que a indústria evolui, a Sony Interactive Entertainment continua a buscar oportunidades criativas para engajar a comunidade. Os fãs da PlayStation significam o mundo para nós e queremos sempre inovar, pensar de forma diferente e experimentar novas formas de encantar os jogadores. Como resultado, decidimos não participar da E3 em 2019. Estamos explorando maneiras novas e familiares de envolver nossa comunidade em 2019 e mal podemos esperar para compartilhar nossos planos com você.
Entretanto, há quem diga que a saída da Sony pode estar relacionada à queda de prestígio do evento (com EA e Bethesda já realizando apresentações paralelas), aos custos envolvidos na participação, à recepção morna para a conferência da Sony em 2018, a uma fraca lista de jogos exclusivos a serem mostrados em 2019, assim como existem rumores de um suposto PlayStation 5 preparado para ser lançado em 2020, o que justificaria um evento exclusivo.