Skip to main content

Pronto, meu amigo e minha amiga: está no ar, de forma oficial, uma porrada de informações acerca do aguardado novo PlayStation. A fonte é ninguém mais, ninguém menos que a própria Sony, que divulgou as novidades em seu blog oficial.

A menor das surpresas é a confirmação do nome: está decidido que o console se chamará PlayStation 5, o que então dá continuidade às numerações a partir do PlayStation 2, pois o primeiro de todos se chamava apenas PlayStation. Sem surpresas por aqui, certo? Calma, tem mais coisa.

A empresa confirmou dois novos recursos dos controles. Primeiro, dê adeus ao vibrar e diga “oi” para o Haptic Feedback. Substituindo a tecnologia presente desde os primórdios, o PlayStation 5 trará algo semelhante ao HD Rumble do JoyCon (Nintendo Switch). Bem resumidamente está empregada uma maior sensação realista. Sendo assim, segundo a gigante japonesa, bater com um carro na parede será diferente do que ser derrubado em um jogo de futebol.

A segunda novidade é o Adaptive Triggers. A partir do lançamento dos controles, o L2 e o R2 passarão a ser mais sensíveis e realistas, respeitando movimentos diversos. Vendido como mais fiel, podemos aguardar dificuldades para controlar um carro em off-road, por exemplo, enquanto que disparar uma flecha pode soar mais fácil.

Apesar das mudanças, a Sony mantém os clássicos L2 e R2, que acompanham os players desde o começo.

Outro ponto bacana é a utilização do SSD como dispositivo de armazenamento, o que não era encontrado no PlayStation 4. Podendo oferecer acesso mais rápido aos dados, o novo dispositivo também permitirá que os jogos ocupem menos espaço. Também está confirmado que os jogos serão armazenados em discos Blu-ray de 100 GB. Com isso, o PlayStation 5 continua a ser um player de filmes em Blu-Ray 4K.

Para encerrar de vez algumas especulações, a Sony confirma que alguns sortudos desenvolvedores já começaram a receber as primeiras versões de alguns controles.

Por fim, a melhor de todas as informações: o console chegará no fim de 2020, próximo às famosas compras natalinas. Sem data confirmada ou continentes em que será lançado, agora nos resta aguardar e torcer para que o PlayStation 5 não venha o olho da cara para o Brasil.