Skip to main content

A Square Enix afiou a Masamune e cortou cerca de cinco mil jogadores de Final Fantasy XIV, banindo-os do título de forma definitiva. Entre os dias 25 de fevereiro e 03 de março, a empresa analisou e baniu essas pessoas por transações financeiras realizadas dentro do jogo. Ou seja, pessoas comprando e vendendo itens, armadura, boosts, posições no ranking do PvP, contas completas entre várias outras usando dinheiro do mundo real.

O lar de FF comunicou que, no total, foram 5.037 pessoas retiradas do game e também 814 foram advertidas para que isso não volte a acontecer. Ela também recomenda que todos comuniquem ações do gênero, caso a vejam in-game. Basta clicar no nome do jogador no chat log, clicar na opção Report e escolher Report RMT Activity que eles passarão a analisar os casos.

Vamos combinar, jogadores, isso pode ser uma bagunça tremenda em vários jogos, mas pelo visto a Square Enix não gostou nada de ver a atividade rolando em um de sua franquia principal. Alguém esperava uma atitude diferente? De qualquer modo, não foi revelado se os banimentos aconteceram apenas perante as contas ou se envolveu o IP das máquinas. Se for o caso do segundo, nem mesmo criando uma nova adiantaria aos jogadores que desejam retornar.

Não é raro ocorrer banimentos em jogos online, sendo que qualquer violação das normas da comunidade podem ocasionar na saída súbita daqueles que ousaram ir contra as regras. Seja por desrespeitar os regulamentos, como em Final Fantasy XIV ou até por crimes reais, como o racismo, que já ocorreu com a Infinity Ward em jogos da linha Call of Duty, basta sair da linha que as empresas convidarão você a se retirar.

No caso da Square Enix, eles estão limpando a casa para a próxima grande mudança que haverá no game. O capítulo Endwalker está chegando e trazendo uma nova era ao mundo de FF14. Além disso, já foi confirmada uma versão do título para o PlayStation 5, que iniciará os testes beta a partir do mês que vem.