Skip to main content

Se você sempre quis comprar a trilha sonora de um jogo, mas achava o próprio jogo meia-boca, seus problemas acabaram no Steam: a loja virtual da Valve mudou a forma como você adquire trilhas sonoras. A partir de agora, será possível comprar separadamente o álbum, sem precisar comprar o jogo antes.

No sistema antigo, a trilha sonora era considerada um DLC. O usuário precisava comprar o jogo, instalar o jogo e só então comprar e baixar a trilha sonora, que ficava armazenada em uma pasta no diretório de instalação do próprio jogo. Não era um sistema prático e o Steam entendeu a frustração dos amantes da música.

Conforme o anúncio oficial, os consumidores podem agora adquirir trilhas sem comprar o jogo base, baixar trilhas sem baixar o jogo base, gerenciar suas trilhas sonoras a partir de uma nova área de sua Biblioteca, organizar um diretório específico para músicas em seu disco rígido e mais. Com essa mudança, desenvolvedores também podem oferecer múltiplos níveis de qualidade sonora para seus arquivos e até comercializar trilhas sonoras sem que o jogo também esteja no Steam.

Por enquanto, o novo sistema irá funcionar para novos conteúdos adicionados à loja, mas a Valve também oferece uma ferramenta para consolidar as trilhas antigas no novo sistema de organização e irá fazer a migração de todas as trilhas sonoras para o novo modelo.