Muita gente reclamou do fato do Switch ter somente 32GB de memória interna, mas precisamos entender que ele não usa um HD e sim memória flash, que é bastante cara. Um maior espaço de armazenamento acarretaria em um console com preço de venda maior, e esse nunca foi o objetivo da Nintendo. Ainda temos que lembrar que os games serão vendidos em cartuchos, uma mídia com velocidade de acesso muito rápida, isso elimina a necessidade de serem instalados.
Claro que se formos optar por comprar títulos por download esses 32GB vão acabar em um instante, somente Zelda já ocupa 13GB. Para este caso a solução é a entrada de cartões de memória. A fabricante confirmou para o site Game Informer que o slot será compatível com o padrão Micro SDXC, inclusive vai aceitar cartões de até 2TB, que nem existem ainda, mas funcionarão no videogame quando estiverem no mercado. Fazendo uma busca rápida é possível achar alguns com 512GB de capacidade sendo vendidos por cerca de 200 dólares nos Estados Unidos, um valor nada convidativo. Não é para qualquer um!
Outra informação liberada pela empresa indica que futuramente será possível ligar um HD externo na porta USB do dock, utilizando este periférico para instalação de conteúdo novo, como já é feito no Wii U. Infelizmente não existe uma previsão para que este update seja liberado, se existe a Nintendo prefere não falar ainda.