Existem fracassos e existem desastres: o Battle Royale The Culling 2 foi lançado de surpresa em 10 de julho e agora, menos de dez dias depois, está oficialmente cancelado por seus desenvolvedores.
O título não teve uma boa recepção por parte do público e, para uma jogabilidade que comportava até 50 jogadores por partida, chegou a amargar um total de 2 jogadores online simultaneamente no mundo todo. Além disso, The Culling 2 teve críticas extremamente negativas no Steam, em decorrência de bugs, servidores vazios e pelas mudanças impostas pelo estúdio Xaviant Games ao estilo do jogo original.
Entretanto, há males que vem para o bem e, após uma dura autocrítica, a mesma Xaviant Games decidiu pela reviravolta. The Culling 2 teve suas vendas suspensas e todos os jogadores que compraram o título terão direito a reembolso.
Além disso, a desenvolvedora resolveu retomar o desenvolvimento de The Culling em sua forma inicial, chamada de “Day One”. O título chegou a ser um fenômeno em sua estreia em Acesso Antecipado no Steam, mas constantes alterações de jogabilidade foram afastando o público, que ganhou um lançamento oficial morno. Desta vez, a Xaviant Games está resgatando a primeira versão do jogo para tentar recomeçar e reconquistar a confiança dos jogadores. Em breve, The Culling irá retornar ao Acesso Antecipado e passará a ser gratuito.