Skip to main content

Na noite de terça (10), a Nintendo e a Niantic liberaram a tão aguardada compatibilidade entre Pokémon GO e Pokémon HOME sem aviso prévio. Agora os jogadores já podem transferir seus Pokémon capturados no jogo mobile para o serviço de armazenamento do HOME, mas tem um porém: essa transferência é muito mais complicada e restritiva do que qualquer um poderia imaginar.

A princípio, apenas jogadores que já estão no level 40 no Pokémon GO poderão realizar as transferências. Para isso, é utilizado um transportador que requer energia para funcionar, sendo 10.000 a carga máxima. Cada Pokémon requer uma quantidade diferente de energia para ser transferido, com lendários e shiny exigindo quantidades absurdas! Uma vez que essa energia se esgotar, é preciso esperar uma semana para que o transportador seja recarregado e possa ser usado novamente ou pagar 1000 moedas para usá-lo imediatamente, sem precisar esperar nada.

Como a maioria dos Pokémon realmente importantes e que valem a pena ser transferidos custam muita energia, na maioria das vezes mal é possível transferir cinco em uma única leva. A pior parte é que se você não quiser esperar uma semana para transferir mais, vai custar em torno de R$37,90 (o preço do pacote com 1.200 moedas) para poder transferir mais alguns Pokémon, então no final ou você desembolsa uma fortuna ou espera a vida toda!

Não demorou nada para isso se tornar alvo de críticas e deboche nas redes sociais:

“Se eu quiser transferir todos os meus shinies para os jogos principais, vou precisar de 183 semanas, ou três anos e meio. Ou eu posso pagar 1.830 dólares para transferir todos”.

Além disso, a falta de praticidade não acaba por aí. Todos os Pokémon transferidos do GO para o HOME não podem ser trocados diretamente pelo aplicativo, sendo necessário primeiro transferi-los para Sword ou Shield e depois passá-los de volta para o HOME. É um malabarismo sem fim para fazer uma coisa que deveria ser muito simples.

Também é válido citar que não dá para transferir Pokémon para Pokémon GO, apenas retirá-los de lá. Os Pokémon capturados em eventos exclusivos do aplicativo não podem ser transferidos e alguns com formas específicas podem sofrer alterações ao serem transferidos (a maioria relacionada às técnicas aprendidas). Quem transferir seu primeiro Pokémon vai receber um Melmetal gigantamax de presente no Pokémon HOME.

Aparentemente tudo isso ainda está em fase experimental e as coisas podem mudar. Podemos esperar que em breve jogadores com nível menor que 40 também possam realizar transferências, mas quanto ao resto, só resta torcer para que a Nintendo e a Niantic escutem todos os fãs indignados.