Skip to main content

Dois podcasts que podem ser ouvidos dentro de Watch Dogs Legion foram removidos pela Ubisoft na última atualização do título. Ambos, da jornalista britânica Helen Lewis, foram cortados dos diálogos do jogo após várias reclamações feitas pelo público por declarações feitas no passado pela profissional em referência à questão transgênero.

A empresa afirmou que não tinha conhecimento prévio desse comportamento. “Nem a companhia e nem o game refletem a opinião dessa jornalista. O time de desenvolvimento trabalhou com uma produtora externa para selecionar perfis nos podcasts dentro do jogo e não estava ciente das controvérsias durante as gravações”.

Porém, eles revelam também que ouviram o público para tomarem essa decisão. “Mesmo com os profissionais seguindo um roteiro próprio dentro do jogo, não falando em seu próprio nome ou emitindo opiniões pessoais, compreendemos que a colaboração pode ter sido ofensiva e estamos profundamente arrependidos de qualquer dor que isso possa ter causado. Em resposta, estaremos substituindo esses dois podcasts em uma futura atualização e reforçaremos nossa atenção para fechar parcerias no futuro”.

Apesar da Ubisoft não ter citado quais controvérsias exatamente retiraram a jornalista de Watch Dogs Legion, obviamente se trata de algumas falas de Helen Lewis de 2019 sobre a mudança das leis no Reino Unido que protegiam os direitos das pessoas trans. Em 2017, ela também criticou o processo de legalizar o reconhecimento de gênero. “Ser uma mulher ou um homem está inteiramente na sua cabeça. Nesse clima, quem desafiaria um cara barbudo expondo seu órgão genital num vestiário feminino?”, afirmou Lewis.

O jogo, que lançou no dia 29 de outubro, teve uma ação rápida nesse sentido em sintonia com todas as polêmicas que a companhia se envolveu durante esse ano. Para não ter mais dores de cabeça, decidiram cortar a participação para não terem mais dores de cabeça depois de ter sido vazado que seus jogos não tinham protagonistas femininas de forma proposital e das inúmeras acusações de assédio dentro dos escritórios.

Apesar de serem questões completamente diferentes, parece que cada vez mais estamos conseguindo debater questões de inclusão dentro dos videogames também. A última grande controvérsia do tema em nosso mercado foi o apoio do presidente da divisão Warner Games ao direito de opinar de J. K. Rowling, autora da franquia Harry Potter e detentora de todos os direitos da marca, incluindo os jogos.