Skip to main content

Há muito tempo nosso planeta foi observado por seres extraterrestres e agora chegou o dia da invasão, quando essas criaturas pretendem levar as coisas que julgam ser as melhores da Terra, sendo elas: nosso precioso café, Wi-Fi gratuito (se for julgar pela conexão disponível em locais de São Paulo, não é uma boa ideia) e o Heavy Metal – embora não concorde essa lista, ainda assim é preciso salvar o mundo desses invasores!

Coffee Crisis é um beat’em up de progressão lateral completamente maluco que homenageia diversas coisas: os clássicos jogos dos anos 90; a cidade de Pittsburgh representada nos cenários em 16 bit; donos e funcionários de cafeteria. Não é um jogo exatamente novo, tendo seu lançamento oficial em 2017 em cartucho para o Mega Drive, uma ideia interessante para homenagear os amantes do console da Sega, e distribuído em maio de 2018 para PC e Xbox One. Somente agora Coffee Crisis chegou ao Nintendo Switch, onde pude jogá-lo.

Use o café para salvar o café

O enredo é uma maluquice sem tamanho: o planeta está sofrendo uma invasão alienígena, cujos objetivos são aqueles que mencionei acima. O primeiro contato aparentemente foi realizado na Black Forge Coffee House, onde Nick e Ashley trabalham. Para a sorte de todos os seres vivos da Terra, essa dupla larga seu trabalho para enfrentar a invasão e proteger nossos bens!

Coffee Crisis lembra bastante o jogo Streets of Rage, o que pode chamar a atenção dos saudosistas e fãs destes gêneros, com uma jogabilidade que é simples e fácil. Com poucos comandos, você se movimenta pelo cenário, golpeia seus inimigos e ainda pode pegar itens espalhados pelo caminho.

Imagem do jogo Coffee Crisis
Beba café como se não houvesse amanhã e ganhe mais energia.

O jogo dá opções para um modo cooperativo, onde o par de Joy-cons pode ser dividido como um controle para cada jogador e, mesmo nesta configuração, será bem simples realizar os golpes, já que há apenas um golpe simples, um agarramento, um golpe especial e o pulo.

Ashley e Nick são diferentes esteticamente, mas seus ataques são bastante parecidos, diferenciando apenas pela arma que cada um utiliza. Nick golpeia com um saco de grãos de café e Ashley com um bule, mas não há muitas características e nem especiais que influenciem na escolha entre os dois.

Como se não bastasse o exército gigantesco de alienígenas invadindo a Terra, as criaturas ainda possuíram a mente de diversas pessoas, controlando-as para atacar os balconistas, assim você terá que enfrentar cowgirls, seguranças, metaleiros e até velhinhos, além dos extraterrestres.

Durante essa missão maluca, você poderá ouvir um bom Heavy Metal que combina muito bem com a pancadaria das fases. Além das músicas, há diversos efeitos sonoros que estão bem produzidos e deixam a jogatina bastante agitada e divertida, seja jogando sozinho ou com um amigo.

Imagem do jogo Coffee Crisis
Favor bater à porta antes de entrar no banheiro.

Sem pausa para o café da tarde

Coffee Crisis possui uma dificuldade que pode ser desafiadora. Mesmo no seu nível fácil, parte dessa dificuldade se deve à quantidade de inimigos na tela, mas geralmente o que eleva ainda mais o desafio são os modificadores procedurais, que quando ativados, são aplicados aleatoriamente durante a partida.

Esses modificadores podem te ajudar ou te prejudicar e tendem a deixar as partidas ainda mais dinâmicas, podendo ser: filtros de tela que deixam o visual ainda mais retrô ou com neblinas; poderes infinitos para os jogadores ou para os inimigos; hordas ainda maiores de inimigos; drones que atiram em seus inimigos; entre outros.

Um dos problemas desses modificadores é que, além da possibilidade de aumentar drasticamente o desafio do jogo, eles criam diversas informações ou efeitos na tela que muitas vezes deixam as cenas incompreensíveis, podendo até perder os personagens de vista completamente.

Imagem do jogo Coffee Crisis
Esse é um dos modificadores arruinando seu progresso.

Para ser uma homenagem ainda mais fiel aos jogos antigos, Coffee Crisis não possui salvamento de progresso. Ao invés disto, prepare-se para anotar os passwords quando terminar uma fase, pois caso você perder todas suas vidas e não tenha uma senha em mãos, terá que recomeçar o jogo do início.

Sem os modificadores, Coffee Crisis pode ser até mais fácil com uma progressão mais tranquila, ter uma visibilidade melhor das fases e do que está acontecendo na tela, mas essa facilidade também mostra que o jogo é infelizmente bastante curto, pois não demora muito para que você conclua todas as fases.

A experiência tende a ser divertida e agradável do início ao fim, mas é uma pena que seja curta e não tenha outras opções de personagens ou algo que possa estender a sua duração, como coletáveis ou outros tipos de bônus. Mesmo com os modificadores, esse não é um jogo que consumirá muito do seu tempo. Ainda assim, chame um amigo, bebam uma bela xícara de café e salvem o mundo, pois suas visitas aqui no site e em toda internet podem estar em risco!

Review – Pepper Grinder

Renato Moura Jr.Renato Moura Jr.28/03/2024
Imagem do review de Everloop

Review – Everloop

Marco AntônioMarco Antônio28/03/2024
Imagem do review de Dicefolk

Review – Dicefolk

Marco AntônioMarco Antônio27/03/2024