Skip to main content

O Collectible Card Game baseado em DOTA 2, Artifact, se tornou gratuito. Lançado em 2018 pela Valve, a empresa tentou engatá-lo de várias formas entre os fãs, porém o baixo número de jogadores nunca justificou o investimento. Desta forma, foi definitivamente encerrado o desenvolvimento contínuo dele e liberado para qualquer pessoa baixar e se divertir com as inúmeras cartas.

Para terem uma ideia, ainda em 2020 eles tentaram trazer um modo single-player com o lore profundo ao título, mas nem isso adiantou para engajar os jogadores na proposta. Mesmo com todos os esforços, a comunidade não contribuiu e isso trouxe o fim aos trabalhos dentro do projeto.

Agora temos dois pacotes gratuitos na Steam para fazer o download. Artifact Classic e Artifact Foundry estão disponíveis, trazendo algumas diferenças entre ambos.

Classic

  • O jogo é gratuito para todos
  • Todos os cards podem ser obtidos de forma gratuita. Nenhum deles estará disponível para compra.
  • Os jogadores que já pagaram receberão uma nova versão de suas cartas, sendo convertidas para Collector’s Edition, que ainda poderão ser comercializadas. A integração com o marketplace, no entanto, foi removida.
  • Tickets pagos de evento foram retirados.
  • Os consumidores que pagaram pelo título continuarão ganhando packs enquanto jogam, já aqueles que obtiveram de forma gratuita não.

Foundry

  • O jogo é gratuito para todos
  • As pessoas ganham acesos aos cards jogando. Todas as cartas são obtidas desta forma, nenhum pack poderá ser obtido e nenhuma delas podem ser comercializadas.
  • Todas as cartas finais agora estão disponíveis no game.

Alguns elementos de gameplay também variará entre as edições, mas continuarão contando com partidas online e a possibilidade de enfrentar os bots com inteligência artificial. Será que, desta forma, o público começará a subir e trará uma nova esperança? Só o tempo dirá.

No pronunciamento da Valve, eles afirmam que fizeram tudo que podiam. “Enquanto estamos relativamente satisfeitos no que conquistamos de todos os objetivos que tivemos, nunca conseguimos atingir um bom número de jogadores ativos que justificasse o desenvolvimento até aqui. Então, tomamos a dura decisão de encerrar o desenvolvimento de Artifact 2.0 Beta”.

A empresa também fala um pouco sobre a nova edição gratuita. “Somos gratos a todos os jogadores de Artifact e particularmente a aqueles que nos ajudaram a refinar o que se tornou a Foundry Edition. A equipe acredita que essa aproximação é a que mais servirá à comunidade. Estamos orgulhosos do que fizemos com os dois games e empolgados para entregá-los a uma base ainda maior de pessoas”.