Skip to main content

O Steam pode parecer uma bagunça onde entra qualquer jogo, mas ontem a Valve mostrou que não é bem assim: cerca de mil títulos foram removidos da loja em questão de minutos, no maior expurgo digital já visto.

Praticamente um terço de todos os jogos que já foram banidos no Steam desde sua criação foram banidos ontem. A lista completa pode ser conferida no serviço Steam Tools (que não tem filiação com a Valve). Entre os jogos que não tem mais presença na loja estão títulos de qualidade questionável, mas também produtos com avaliações positivas e uma certa estrada no Steam. Como sempre acontece nesses casos, a remoção do jogo não o indisponibiliza para compradores antigos e os títulos afetados seguem disponíveis para download para seus proprietários.

Em um comunicado oficial que não explica muita coisa, a Valve argumenta que agiu contra “um punhado de parceiros que estavam abusando de algumas ferramentas do Steamworks”. Segundo a empresa, as produtoras foram notificadas por e-mail, então talvez seja possível que alguns dos jogos removidos possam retornar à loja.