Skip to main content

A Valve agora permite que os seus desenvolvedores possam se unir para lançarem bundles dentro de sua plataforma, a Steam. De forma semelhante ao que já ocorre com a itch.io, eles podem realizar parcerias ou até mesmo formar um mega pacote com a mesma temática para que os jogadores aproveitem de formas diferentes os vários jogos que estão disponíveis na loja digital.

O sistema vai funcionar da seguinte forma: cada desenvolvedora poderá publicar um bundle e enviar o convite para outros criadores de jogos. Assim, os demais poderão adicionar os seus próprios projetos e passa a fazer parte daquele pack. Porém, apenas quem enviou o convite em primeiro lugar que poderá organizar o nome, divisão de royalties, descontos e afins.

Em seu comunicado oficial, a Valve também informou que os desenvolvedores terão a liberdade de sair do pacote de forma unilateral no momento que desejarem. Porém, a empresa afirma que você deve se certificar que nada saia do planejado. “Tenha certeza de que confia no organizador do bundle”, avisam eles. Um conselho sábio e que pode tirar a responsabilidade da plataforma caso algo dê muito errado dentro de algumas parcerias.

Até o momento, nenhuma desenvolvedora deu o pontapé inicial nesta iniciativa, mas isso será apenas uma questão de tempo. Considerando que vemos ações do gênero de forma direta, tanto no Humble Bundle quanto na itch.io também, não realizar nada no site que tem uma visualização ainda maior seria um desperdício de oportunidade. Quem sabe em breve, não é?

O lado bacana é que podemos ver na Steam uma nova onda de ações, quais já vimos algumas vezes nas demais plataformas. Algumas desenvolvedoras organizam bundles em prol de causas sociais como a Black Lives Matter e até mesmo arrecadar dinheiro para ajudar a alimentar as pessoas afetadas na Palestina pelo conflito que já dura há algum tempo.