Títulos third-party e jogos indie tem tido sucesso no Switch, incluindo Stardew Valley, que está perto de atingir um milhão em vendas globais, e Overcooked: Special Edition que atingiu mais de meio milhão em vendas globais. Os números foram revelados no resumo dos resultados fiscais do ano de 2017 da Nintendo, que também revelaram bons resultados para o 3DS.
Tatsumi Kimishima, presidente da Nintendo, comentou sobre o sucesso de títulos do gênero na plataforma, “Há também títulos sendo lançados por publishers que nunca haviam sido vistos em plataformas da Nintendo, como The Elder Scrolls V: Skyrim da Bethesda Softworks. Quando estas lançam seus títulos para o Switch, veem suas vendas crescer. Mesmo para títulos que já estavam disponíveis nas plataformas de outras empresas, parece que os consumidores estão experimentando novas maneiras de se divertir quando esses títulos são combinados com os recursos de hardware exclusivos do Switch. Estas publishers estão procurando inovar para que os consumidores possam aproveitar esses tipos de títulos repaginados”.
“Uma grande variedade de desenvolvedores de todos os tamanhos e regiões ao redor do mundo, incluindo independentes, participaram desde o lançamento do Switch, graças à disponibilidade antecipada de um ambiente de desenvolvimento. Passava de 600 títulos o número de jogos disponíveis para compra na eShop até o final de Março de 2018. Este ritmo de disponibilidade na loja digital da Nintendo é superior em 10 vezes à taxa observada para o mesmo período após o lançamento do 3DS. Com isso podemos observar que a abordagem da Nintendo com o Switch e as desenvolvedoras tem sido acertada. E esperamos que essa tendência continue.”
Kimishima, também comentou sobre cases de sucesso na plataforma: “Vários títulos desses desenvolvedores independentes permaneceram no topo dos rankings de downloads. Um exemplo é o Rocket League, que foi lançado em novembro passado [no Switch]. Este título agora também está disponível como uma versão física em mercados fora do Japão e muitas pessoas desfrutaram do jogo ao redor do mundo. Outro exemplo é Stardew Valley, que está chegando a 1 milhão de unidades vendidas ao redor do mundo depois de ter sido lançado em outubro passado nos EUA e na Europa, e depois no Japão no início deste ano. E Overcooked: Special Edition, que foi lançado no verão passado no Japão e em outros mercados, já vendeu mais de meio milhão de unidades. Todos esses títulos foram lançados para plataformas de outras empresas antes de estarem disponíveis para o Nintendo Switch, então parece que os consumidores reconheceram o quão bem eles se encaixam com o conceito ‘a qualquer hora, em qualquer lugar, com qualquer um’ do console”.
Kimishima ainda comentou sobre títulos indie: “Títulos de desenvolvedores independentes tem uma presença especial nos mercados norte-americano e europeus. Em comparação com outras partes do mundo, ainda há trabalho a ser feito no Japão para ampliar a conscientização sobre títulos de desenvolvedores independentes. Queremos dar ao maior número possível de consumidores a chance de encontrar os tipos de jogos que sempre quiseram jogar. Ao expandir os gêneros de jogos e aumentar o número de títulos de jogos, esperamos mais interesse dos consumidores que originalmente tinham pouco interesse nas plataformas da Nintendo”.