Skip to main content

O novo aplicativo da Microsoft, Xbox Family Settings traz o controle de conteúdo para a palma da sua mão. O novo aplicativo é totalmente gratuito e possibilita criar contas na Xbox Live, bloquear gêneros de conteúdos e até limitar o tempo de tela e muitos outros recursos.

A Microsoft aposta em um controle parental maior fazendo com que seu console se torne um produto mais profissional. Entre os novos recursos apresentados no aplicativo estão: aceitar ou recusar pedidos de amizade; ver e gerenciar a lista de amigos e conceder de forma proativa mais tempo de tela às crianças, sendo este último um ponto sugerido pelos usuários após o teste público da aplicação que já está no ar.

Para configurar o Xbox Family Settings basta criar um perfil para cada criança, algo feito rapidamente através do aplicativo que pode ser baixado no Android ou no iOS. Após isso você pode definir as diversas condições que estão disponíveis:

  • Limite de tempo de tela – limite para cada dia da semana, podendo permitir mais mais horas durante os fins de semana e menos horas durante as semanas escolares, também podendo conceder tempo de tela adicional, após um bom comportamento.
  • Filtros de conteúdo – definindo filtros a partir da idade de cada criança, algo que pode bloquear mesmo jogos que tenham classificações mais altas.
  • Configurações de jogo e comunicação – pode bloquear o acesso a jogos e comunicações, também possibilitando a ” apenas amigos”  ou que crianças mais velhas tenham acesso a “todos”.
  • Lista de amigos – a novidade que permite responder um pedido de amizade e visualizar os amigos.
  • Relatórios de atividades – dando acesso aos relatórios de uso diários e semanais.

A aplicação também possui um recurso que permite rápido acesso ao multiplayer de Minecraft, algo que pais diversas vezes desejavam. Inclusive pode dar novas opções para outros jogos no futuro. O app Xbox Family Settings já está disponível e permite que pais e responsáveis tenham mais acesso e mais controle sobre o tempo de seus dependentes em frente a tela.

As imagens explicativas que foram divulgadas demonstram como funciona o aplicativo: