Skip to main content

O sonho do empreendedor brasileiro. O grande “não é pirâmide, é marketing multinível”. O discurso da Betina. A meritocracia escancarada. Talvez um naco de mamata? Talvez. Mas saibam que se eu peguei Tech Corp para fazer review É PORQUE EU MERECI!

Voltaaaaaando… Tech Corp leva em frente a onda de jogos tycoon/simulação/estratégia que veio à tona com Game Dev Tycoon. Produzido pela Mardonpol Inc e publicado pela 2tainment GmbH, Tech Corp no momento desta publicação está em early access. Devo dizer que esse estado é bem perceptível durante o jogo.

Tech Corp pode parecer um pouco genérico, contando com o fato de que uma empresa de tecnologia pode ser… Bom, o dicionário nos diz que Tecnologia: s.f. teoria geral e/ou estudo sistemático sobre técnicas, processos, métodos, meios e instrumentos de um ou mais ofícios ou domínios da atividade humana (p.ex., indústria, ciência etc.). Ou seja, até aí qualquer jogo que o personagem utilize até uma pedra lascada, vale como tecnologia.

Imagem de Tech Corp
Toda boa startup tem mais gente na sinuca que no trabalho.

Prefiro CLT, grato

Largando o pedantismo de lado, Tech Corp se foca em empresas de hardware e software de equipamentos surgidos no século XX, como televisores, aparelhos de som, telefones celulares, MP3s, câmeras fotográficas, dentre outras variantes. E nós entramos na parte de trazer todas essas maravilhas da procrastinação à vida.

Começamos nossa empresa já na posição de CEO, visto que não temos uma mesinha, uma escrivaninha, quiçá um banco para pôr a mão na massa. E sim, já começamos contratando um gerente de vendas e um programador. Assim, damos início ao que será nossa fonte de renda e dores de cabeça.

Crescendo e tendo a oportunidade de expandir nosso time com marketeiros, gerentes de projeto, pesquisadores, engenheiros, ganhamos a oportunidade de lutar por contratos maiores e desenvolver nossos produtos. Nossa empresa não se limita à software e, seguindo o caminho das grandes zaibatsus, podemos aprimorar o local da nossa sede e iniciar o trabalho com hardware também.

Imagem de Tech Corp
É early access que chama né?

A coisa começa a ficar megalomaníaca em Tech Corp quando temos a possibilidade de criar nossos próprios produtos físicos, por exemplo, projetar, propagandear, construir e vender uma televisão. É. Bem isso aí mesmo. Uma empresa com 10 funcionários dando um jeito de surgir com 5000 televisores DO NADA e vender pelo país. Como diria o grande poeta, filho de Erik Gustavo, “Parece verídico”.

Para cada um desses pontos citados, Tech Corp nos oferece uma trilha com objetivos para guiar o próximo passo, quase como um modo campanha. Por mais simples que alguns deles sejam, o texto, na maior parte das vezes, é bem confuso. Além disso, a interface mimetizada (para não dizer escancaradamente copiada) de Game Dev Tycoon, é muito mais funcional para mobile do que PC. Tudo acaba ficando meio fora de lugar, grande demais ou pequeno demais.

Devo dizer que eu adoraria dizer mais sobre como a campanha se dá sequência a partir do momento que podemos produzir um aparelho com partes adicionais, como bateria extra ou estabilizador de câmera, mas independente dos 4 updates e 3 campanhas que comecei do zero, os bugs da história e do jogo não me permitiram descobrir mais do que isso. Assim como minhas interações com os desenvolvedores foram ignoradas.

Imagem de Tech Corp
Sempre bonito ver esses pulos de bungee-jump nos relatórios financeiros.

O escopo de Tech Corp é algo muito interessante, sabe-se lá até onde podem chegar com algo tão grande assim. Porém, o resultado atual é um jogo ainda muito quebrado, que se parece com uma cópia bootleg de Game Dev Tycoon e bem menos carismática. Pode ser que updates futuros transformem o jogo em algo único e/ou divertido. Por enquanto, tendo a recomendar muito mais, o já limitado, Game Dev Tycoon.