Skip to main content

Histórias em quadrinhos nos fazem imaginar a ação daquelas cenas estáticas que preenchem as páginas da revista, nos transportando para um universo cheio de aventuras onde a cada quadro ficamos mais empolgados com os diálogos e com as artes apresentadas. Fury Unleashed está sendo desenvolvido pela Awesome Games Studio para dar vida aos quadrinhos, quase como uma revista interativa recheada com muita ação.

Fury Unleashed é um jogo de plataformas ambientado nas belas páginas das HQs cujo o título é o nome do jogo. O autor John Kowalsky está sofrendo uma crise de criatividade prejudicando não só as histórias já publicadas como a sua continuidade e, de uma forma bastante fantasiosa e também misteriosa, os personagens destas histórias devem entender o que se passa para tentar ajudá-lo.

Imergindo no mundo dos quadrinhos

Você é um bravo guerreiro que desperta no quadrinho Fury Unleashed: Despertar dos Deuses Antigos. O misterioso Mr. Doodle percebe o quanto você está confuso e se oferece para guiá-lo aproveitando para dar indícios do que está acontecendo, pois a história desta revista já não parece a mesma. Esta edição te coloca numa selva para enfrentar diversas criaturas poderosas desde múmias, fantasmas e até plantas e animais hostis que estão escondidos pelo ambiente, tornando as fases extremamente desafiadoras e cheias de surpresas. Para enfrentar tudo isso o herói possui diversos armamentos, além de ser habilidoso no combate corpo-a-corpo.

Imagem do jogo Fury Unleashed
John Kowalsky pode estar em crise, mas suas artes são muito bonitas.

Dentro da HQ as fases são divididas em capítulos que se passam em duas páginas, onde cada quadro será uma sala cheia de inimigos e obstáculos. A progressão é rápida e o combate é frenético, mas em alguns momentos você também se depara com pequenos desafios que te prendem por alguns minutos como se fossem aqueles momentos da história em que você precisa ler e reler para compreender a situação. Em Fury Unleashed esses momentos geralmente oferecem hordas intermináveis de inimigos com regras para vencer ou desafios de tempo para chegar em certo ponto superando os obstáculos.

A experiência é tão viciante quanto ler os tradicionais quadrinhos, pois o estilo visual de Fury Unleashed reforça a sensação de estar lendo uma revista em versão digital. O contorno dos desenhos e a escolha das fontes é bastante agradável, tem até textos de efeitos para as explosões e golpes. Já os cenários possuem camadas de parallax que proporcionam uma boa profundidade para as cenas e a trilha sonora mantém o clima animado, principalmente nos momentos de combos. Tudo isso é exibido com tanta fluidez que deixam as cenas muito empolgantes.

Essa HQ permite que o jogador explore cada quadro da revista para ir em qualquer direção. Tal liberdade permite inclusive ignorar muitos quadros e ir direto para a próxima página. Porém, da mesma forma que um leitor pode perder bons momentos de uma história se pular os diálogos, ao ignorar esses quadros você corre o risco de deixar pra trás poderosos armamentos ou equipamentos de proteção que podem ajudá-lo nas batalhas contra os chefões e até mesmo na evolução do seu personagem.

Imagem do jogo Fury Unleashed
Essas Piranha Plant não parecem muito amigáveis.

Reescrevendo a história

Durante a leitura de Fury Unleashed, quer dizer jogatina, é possível encontrar baús com diversos armamentos e roupas que oferecem proteções melhores ou habilidades como um óculos que indica a localização dos inimigos. Isso incentiva a exploração já que ajuda o jogador a se tornar mais forte, sem contar que muda completamente o visual do mesmo. Mas todos esses itens pertencem à revista e quando você morrer tudo ficará para trás, com exceção das orbes de tinta (necessárias para subir de nível) e as moedas de ouro, que permite comprar coisas com os NPCs.

Com inimigos tão desafiadores pode parecer tentador ignorar muitas salas e avançar rapidamente para o final, mas para instigar a exploração os quadros também escondem tarefas secundárias que além de divertidas vão recompensar com grandes quantidades de moedas, orbes de tinta ou ainda desbloquear o acesso a armas poderosas desde o início da fase. É um jeito bastante interessante de encorajar os jogadores a mudar a história para enfrentar os perigos a procura dessas recompensas, fora que para desbloquear as próximas revistas você precisará cumprir algumas missões nesta área.

Imagem do jogo Fury Unleashed
Acabou a tinta?

As aparições do Mr. Doodle significam a progressão do jogo. Ele sempre dará pistas sobre o que está acontecendo dentro e fora da HQ, mostrando quais os motivos que levaram o autor de Fury Unleashed a sua crise. Essa narrativa é apresentada por diálogos enigmáticos do personagem, pelos momentos onde um tablet exibe comentários sobre a revista ou ainda pela troca de mensagens que são aparentemente conversas do autor com outras pessoas. Assim será preciso juntar as informações para compreender o que se passa.

Algumas vezes você pode encontrar NPCs com bons recursos a oferecer. Alguns são comerciantes de armas, entidades qual você pode fazer doações em troca de melhorias durante a fase, mas há outros com intenções duvidosas como o Diabo que disponibiliza contratos sendo um benefício em troca de um sacrifício. Certamente ele vai te dar alguma vantagem em troca dos seus pontos de vida, mas às vezes ele pode te enganar. Outra ajuda duvidosa pode vir do vampiro, que também vai lhe oferecer itens mas sempre em troca do seu sangue. Alguns itens são tentadores e é preciso estar atento para a quantidade de sangue que nos resta. É hilário ler o contratos infelizes do Diabo (alguns valem a pena) ou ver quão valioso é o nosso sangue, embora não fique claro como todos esses NPCs se relacionam dentro das HQs.

Imagem do jogo Fury Unleashed
Já vi xícaras se darem mal assinando este tipo de contrato.

Histórias repleta de surpresas

As páginas que inicialmente pareciam ser curtas se mostram cheias de conteúdos para interagir, coletar e derrotar. Há ainda quadros secretos com desafios maiores, que são desbloqueados conforme você cumpre algumas exigências. E não adianta tentar guardar a localização destes conteúdos, pois a fase sempre será diferente a cada partida. Na prática, o ambiente da HQ permanece inalterado; são as salas com seus obstáculos e inimigos que estão em constante mudanças, garantido o inesperado ao avançar na campanha.

Fora das fases o trabalho artístico nos menus é bastante caprichado: você acessa as opções como se estivesse vendo a mesa do autor e suas revistas sobre ela, e em uma revista que tem tudo sobre Fury Unleashed você pode customizar o personagem com diversas opções de roupas, verificar o progresso da narrativa, ver estatísticas e mexer na grande árvore de habilidades e melhorias que você pode adquirir conforme sobe de nível.

Imagem do jogo Fury Unleashed
Quando sai a próxima edição?

Após devorar a primeira HQ (obviamente depois de muitas tentativas) é extremamente prazerosos ver que há mais revistas para explorar com as histórias: Operação Crimson Dusk, Última Chance da Terra e um caderno contendo as histórias inacabadas do autor. Cada quadrinho possui um visual específico, mas todos lembram o visual do Metal Slug e o interessante é que em cada um há uma grande variedade de inimigos e chefões para derrotar. Mesmo com seu grande nível de dificuldade, torço para que haja muito mais HQs no futuro.

Talvez a melhor maneira de curtir uma história em quadrinhos é ler compartilhando idéias e teorias com um amigo e Fury Unleashed oferece um modo cooperativo, onde dois jogadores se unem para enfrentar todas essas criaturas. O quadrinho se torna um verdadeiro show de explosões e tiroteios, com momentos extremamente caóticos e divertidos.

Imagem do jogo Fury Unleashed
Mal posso esperar para completar essa HQ!

Fury Unleashed ainda está em desenvolvimento, mas já é um jogo cheio de estilo e lotado de conteúdos para explorar. São necessárias algumas correções aqui e ali, mas nada muito sério. Tudo caminha bem para a sua chegada às bancas mais próximas, digo, às lojas digitais de todas as plataformas atuais. Agora resta aguardar o que mais a mente de John Kowalsky pode inserir nestas incríveis e desafiadoras HQs.