Skip to main content

Fazia tempo que não jogava um game rítmico. Meu último contato com o gênero foi com o excelente Thumper. Com um instrumentos de plástico então, não jogo nada desde Guitar Hero: World Tour. Comparando as duas vertentes, eu particularmente prefiro os jogos que não exigem instrumentos pra jogar. Neste quesito há muitos jogos interessantes, como Beat Hazard, Audiosurf e alguns poucos conhecidos da galera, como o criativo Gitaroo Man Lives!

Foi através de um release por email que soube da existência de Spin Rhythm XD, um indie em desenvolvimento pela Super Spin Digital e que entrou hoje em Acesso Antecipado no Steam. Trata-se de um jogo de ritmo com a pegada da franquia DJ Hero, mas com gameplay diferenciado e muita música boa.

Embalado por música eletrônica

A tracklist tem um pouco de tudo, como os estilos EDM, Dance e Drum ‘n Bass. Confesso que não conhecia boa parte dos artistas presentes no game. Só para listar alguns: Hyper Potions, Nitro Fun, Subtact, Tut Tut Child, Panda Eyes, Teminite, Pegboard Nerds, Tristam, Braken, Maxo, Tokyo Machine, Opiuo, Anomalie, Droptek, Douglas Holmquist, F.O.O.L., FarfetchD, Kitty (não confundir com a banda de metal), Rogue, Daverwob e muitos outros. Gostei da maioria e passei a seguir a playlist oficial no Spotify.

Nesta fase de desenvolvimento o jogo conta com apenas 15 músicas, com dificuldades crescentes e 4 níveis de velocidade para encarar: Easy, Normal, Hard e Expert. Quanto maior for o nível, mais notas aparecem para você seguir o ritmo. O desafio é bastante elevado, dando um trabalhão para conseguir uma boa nota ao final da faixa. A insistência em conseguir uma nota melhor (através da pontuação, com combos e multiplicadores) já garante o fator replay.

Imagem do jogo Spin Rhythm XD
Quando rolam essas curvas, a dificuldade aumenta um bocado.

O interessante do gameplay é que são apenas duas cores de botões para alinhar ao ritmo: azul e vermelho. No Hard e Expert, uma terceira cor surge para infernizar a sua vida: as linhas verdes. O azul e vermelho alternam-se no formato do disco (de DJ), que você pode girar para a esquerda ou para a direita. O jogo te dá controle total de como quer seguir o ritmo, girando para um único lado, por exemplo. Não é o jeito mais fácil de jogar, mas isso varia de jogador para jogador. Ficar girando o disco para a esquerda e para a direita com frequência também dá um nó na cabeça.

A faixa é criada por uma grande nave que sobrevoa cenários espaciais. Junto da música vão surgindo as notas na cor azul e vermelha, sendo necessário apenas alinhar o disco na respectiva cor. As com formato retangular, nas mesmas duas cores, representam as notas que você precisa interagir apertando o botão. Elas também aparecem com uma faixa contínua que exige que você aperte e segure o botão para trilhar tal caminho. Já as linhas verdes, apesar de mais visíveis à distância, chegam geralmente junto de um agrupamento de notas.

Por fim, temos as faixas com setas que exigem que você gire o disco com tudo para o respectivo lado indicado, usando o analógico esquerdo do gamepad ou arrastando o mouse. O disco fica girando em uma única cor e, para encaixar a nota seguinte, basta apertar o botão no tempo certo que o disco se reposiciona na cor e alinhamento correto. Nos níveis mais elevados algumas notas surgem bem próximas, como uma linha verde junto de um botão vermelho.

Imagem do jogo Spin Rhythm XD
Relaxa que no início você só irá tirar notas D e C.

Procura-se reflexos rápidos

Este não é um game fácil e, para equilibrar a jogatina, a interface dispõe de um medidor de saúde que é reduzido durante os seus erros e recarregando durante seus acertos ou trechos de calmaria. Trocando o nível da velocidade para Hard ou Expert, mais notas aparecem na faixa e a sua duração também aumenta. Para embananar os seus reflexos, a nave fica fazendo curvas causando ondulações na faixa. Em alguns momentos ela dá até um giro no ar fazendo a faixa seguir um movimento espiral, diminuindo ainda mais o seu campo de visão.

Spin Rhythm XD tem tudo para ser um jogo de sucesso, inclusive na versão de Switch (confirmada para 2020). O gameplay é incrível, preciso, e entrega uma sensação de controle total. Por consequência, tirar boas notas nas músicas é extremamente recompensador para o jogador. Agora resta aguardar esta longa fase de testes no PC, que inclusive permite ligar outros periféricos e até uma mesa de DJ real para jogá-lo.