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Em 2018, tivemos o review de Tesla Vs Lovecraft, escrito por nosso colega Rafael Nery. A história tem continuação agora no spin-off da 10Tons, Tesla Force. Com nome de desenho de sábado de manhã mas com gameplay frenético de jogos de arcade, traz um gameplay bem semelhante ao do original, porém com algumas pequenas mudanças. O jogo é bem viciante e divertido, além de, é claro, trazer os antigos “inimigos” em cooperação, junto de outras duas novas convidadas, cada uma de um lado da moeda.

Remetendo a um episódio de Super Science Friends, em Tesla Force temos a adição da Mestra da Radioatividade Marie Curie e a mulher que chocou o mundo com seu conto sobre abuso de cadáveres e assassinatos, Mary Shelley, autora de Frankenstein. Com elas, a equipe deve confrontar uma nova leva de inimigos vindos da mente de H.P. Lovecraft, inspiradas nas profundezas de R’lyeh, nas mentes obscuras dos homens ou até mesmo em outro escritor.

Imagem do Preview de Tesla Force
Tiros para todos os lados.

Onde está sua coroa?

Quando falamos de H.P. Lovecraft, a primeira coisa que nos vem à cabeça é o queridinho da cultura pop Cthulhu, “Cutulo”, Tchutchuco. Independente de como você o chama, provavelmente conhece ele. O Grande Sonhador pode ser o mais famoso, mas é de longe um dos menos poderosos dentro do panteão dos Antigos Deuses. No entanto, em Tesla Force, temos Nikola Tesla e Lovecraft se unindo contra um dos irmãos “bastardos” do grande cefalópode.

Até o momento, a campanha de Tesla Force conta com três capítulos, com apenas Marie Curie e Tesla disponíveis. Nos menus, Mary Shelley está em uma mesa, semelhante à vista no Frankenstein de 1931 dirigido por James Whale, com todas aquelas antenas induzindo eletricidade no corpo do monstro. Já ao fundo, podemos encontrar um estranho altar com o que acredito ser o Necronomicon, o qual possivelmente usaremos para invocar o personagem de H.P. Lovecraft. Sempre que nos aproximamos do livro, a frase de interação que surge é Klaatu Barada Nikto. A dúvida agora é: será que teremos Gort ou o Exército das Trevas dando as caras também?

Imagem do Preview de Tesla Force
Perks são capazes de fazer qualquer Deus Antigo correr.

Tesla é o personagem mais balanceado dos dois até o momento, tendo 100 pontos de saúde e 300 pontos de mobilidade. Já Marie Curie possui apenas 70 pontos de saúde no começo e 250 de mobilidade. Curie pode usar radiação ao invés de cargas para habilidades, que incluem Akimbo, a qual permite que Marie use duas armas, mas com uma penalidade de 30% na velocidade de recarregamento.

Mesma cara, novas ideias

Como dito anteriormente, Tesla Force ainda é muito semelhante a Tesla Vs. Lovecraft, mas isso não quer dizer que não haverão mudanças. Aqui as fases possuem diferentes tipos de gameplay, sendo que em algumas devemos destruir um número X de estátuas, igual ao jogo original. No entanto, há também aquelas onde devemos fechar fendas espaciais, e outras onde devemos estudar os ninhos das criaturas por um determinado tempo antes de fugir. Por último, mas não menos importante, temos as missões de reparo às antenas.

Imagem do Preview de Tesla Force
Era uma vez um chefão…

As antenas possuem um propósito muito especial em Tesla Force. Como no jogo original, aqui o jogador pode conseguir Perks dentro dos níveis ao pagar cristais ou completar um nível. Os perks são diferentes entre si, podendo afetar o jogo de inúmeras maneiras diferentes. Mas para “equilibrar” as coisas, existe também o Doom Clock, que adiciona um Perk que vai ajudar os inimigos ao completar uma volta. As antenas então servem para congelar o Doom Clock e evitar que os monstros fiquem cada vez mais fortes ou numerosos.

Acredite, morrer em Tesla Force não é tarefa difícil, por isso devemos estar sempre conciliando o ato de passar de nível e caçar as peças do Mecha, que volta em Tesla Force, pronto para mais uma vez dilacerar os inimigos crepusculares do cientista. Tesla Force é um ótimo spin-off de Tesla Vs Lovecraft, e como é um jogo que não demanda tempo demais para se avançar satisfatoriamente, pode ser jogado em intervalos curtos ou longos. Ainda existe muito a ser aprimorado e explorado, mas a coragem da 10Tons de explorar outros contos fora do universo de Lovecraft é um ponto incrivelmente forte a favor da desenvolvedora.