Skip to main content

Quem nunca aproveitou aquelas promoções que vendem um produto pelo preço de dois? Tratando-se de um conceito muito comum no mundo real, esse é o sentimento que Tainted Grail passa ao mesclar dois gêneros no mesmo produto. Contando com um carteado já bastante conhecido pelos fãs do gênero e uma história intrigante, esse é um jogo que, apesar de estar em acesso antecipado, mostra uma boa quantidade de conteúdo.

Funcionando como um bom disco de vinil, os dois modos presentes aqui possuem a mesma jogabilidade, mas com escopos diferentes. Enquanto o primeiro é um RPG de mundo aberto com uma rica história, o outro se trata de um jogo roguelike onde o combate não para em nenhum instante. Prepare seu instinto matador pois, por aqui, você deverá acreditar no coração das cartas se não quiser morrer.

Liberdade, exploração e muito potencial no modo campanha

Lembrando muito os CRPGs clássicos, Tainted Grail possui um modo campanha bem interessante. Escolhendo entre dois personagens, o jogador deverá cumprir os desafios referentes a uma aldeia repleta de inimigos. Obviamente, você terá escolhas difíceis pelo caminho que influenciarão em sua jornada, tornando a narrativa única e interessante.

A narrativa é um dos pontos fortes do modo campanha.

Falando na narrativa, esse é, sem dúvidas, um dos pontos fortes do seu modo campanha. O trabalho de dublagem realizado pelos profissionais encarregados dessa tarefa é excelente, o que adiciona bastante à ambientação de Tainted Grail. Existem várias maneiras de se completar uma missão ou de se conversar com um personagem, o que é um elemento essencial em qualquer RPG que queira ser bom.

Obviamente que as cartas têm um papel fundamental por aqui. Realizar quests liberará cartas cada vez mais poderosas para você e os membros do seu grupo, garantindo vantagens fundamentais no combate. No modo campanha ainda existem os itens, adicionando mais um elemento para melhorar os personagens.

O combate presente em Tainted Grail se consiste no carteado tradicional do gênero. Os inimigos aparecerão e você, com uma quantidade limitada de ações por turno, deverá escolher as cartas para o combate. Podendo dar dano ou causar efeitos especiais em você, nos inimigos ou nos seus aliados, é necessário pensar bastante para não fazer um movimento errado e acabar morto.

Desafios a todo instante no modo conquest

Além do modo campanha, o modo conquest explora os elementos de roguelike presentes no jogo. Utilizando um personagem totalmente editável, o jogador deverá avançar em um terreno gerado proceduralmente enfrentando inimigos cada vez mais poderosos.

As cartas possuem um custo de ação que pode variar de acordo com a sua força.

O carteado será mais importante nesse modo, já que a dificuldade escala gradualmente a cada inimigo derrotado. As mecânicas de combate funcionam do mesmo jeito do modo campanha, deixando a cargo do jogador decidir a melhor estratégia e o estilo de combate.

Funcionando como um modo gerado proceduralmente, o fator de replay contido aqui é praticamente infinito. Como cada personagem criado pode seguir um estilo diferente, o jogador poderá explorar diferentes mecânicas a cada jogatina do modo conquest.

Em suma, Tainted Grail une elementos de CRPG com um carteado envolvente. Pensando no seu modo campanha, há bastante potencial a ser investido em sua história para tornar o título tão interessante quanto CRPGs já consagrados no gênero. Já o modo conquest tem o seu valor pelo fator replay, sendo um aspecto que os jogadores podem contar quando quiserem uma experiência mais crua de um carteado envolvente. Em um mercado infestado por DLCs e pacotes de expansão, é muito bom ver um jogo oferecendo uma experiência extra sem a necessidade de se pagar a mais por isso.