Skip to main content

Quem diria que, depois de mais de 20 anos, um roteiro não finalizado do cineasta Akira Kurosawa seria resgatado pela Team Ninja para seguir com o legado da série Souls, criado pela mente brilhante de Hidetaka Miyazaki, e iniciar uma nova jornada, agora pelo Japão Feudal, testando a habilidade e paciência dos gamers.

E para nos preparamos para o lançamento de Nioh, que chega ao Brasil pela Koei Tecmo no próxima semana, dia 09 de fevereiro, nada melhor do que uma algumas curiosidades que inspiraram Fumihiko Yasuda e Yosuke Hayashi para criar esse jogo incrível.

William Adams, o herói de Nioh, realmente existiu!

O personagem principal do jogo foi uma importante figura histórica conhecida como Anjin. Seu nome verdadeiro era William Adams e foi um navegador inglês, um dos primeiros ocidentais a conseguir entrar no Japão. Tornou-se um importante conselheiro do Xogun Tokugawa Ieyasu e ocupando um importante cargo de confiança ao lado de de Hattori Hanzo.

O guerreiro de terras distantes e cabelos dourados

Anjin foi considerado, por muitos anos, um folclore assim como William Wallace para os escoceses, e mesmo com a sua existência comprovada ainda divide a opinião de muitos historiadores. No jogo acaba sendo chamado de Nioh por conta da força e ira dos guardiões de Buda e que ocupam a entrada de diversos templos do Leste Asiático.

A Batalha de Sekigahara

Nioh acontece em plena guerra civil japonesa durante o que viria a ser o fim do Período Sengoku e, após os conflitos políticos que sucedem a morte de Toyotomi Hideyoshi, que seguiu com a paz no Japão após a unificação do país conquistada por Oda Nobunaga, acaba resultando em uma batalha entre o Exército do Ocidente, liderado por Ishida Mitsunari, e o Exército Oriental, sob comando de Tokugawa Ieyasu que terminaria no vale de Sekigahara.

Famosa gravura no estilo Ukiyo-e da Batalha de Sekigahara

Durante o jogo, pelas informações divulgadas até agora pela Koei Tecmo, acompanharemos a história de Anjin ao lado de Hattori Hanzo em defesa do Exército Oriental, buscando a paz pregada por Tokugawa. A ameaça de Mitsunari e o Exército Ocidental é resultado da manipulação do Homem Serpente e das Pedras Espirituais.

O jogador, controlando Anjin, o herói que veio de terras distantes e possui cabelos dourados, enfrentará samurais, daimiôs, Onis e Yōkais em busca do Homem Serpente para colocar fim ao medo que assombra o Japão e, consequentemente, o início ao famoso Período Edo.

De Kyushu à Hokkaido

Com o período histórico definido entre a transição de Sengoku para Edo, durante as demos disponibilizadas pela Koei Tecmo, tivemos conhecimento de 13 locais, mesmo podendo explorar somente 5 cenários diferentes. O que esperamos é ter acesso às diferentes localidades em que a batalha entre Tokugawa e Mitsunari tiveram como palco, afinal começamos na região mais ao sul do Japão!

Mapa com as primeiras localidades de Nioh

Osaka, Edo e Kyoto já são esperados, assim como localidades litorâneas por conta da diversidade de Yōkais, porém o castelo de Fushimi e o vale de Sekigahara são cenários esperados desde os primeiros releases. Sem contar as teorias de que podemos ter alguma sequência em Londres, o local de origem de William Adams.

Personalidades históricas

O quarteto principal, com William Adams, Hattori Hanzo, Ishida Mitsunari e Tokugawa Ieyasu, não são os únicos rostos famosos em Nioh. A Team Ninja conseguiu utilizar personagens históricos e importantes para o período histórico, além de resgatar personagens de outros jogos da série Samurai Warriors.

Ieyasu Tokugawa, o responsável pelo período Edo

Lembrando que nas demos, trailers e arte oficial do jogo também tivemos a revelação de Okatsu, uma bela Kunoichi (um ninja do sexo feminino) sob tutela de Hattori Hanzo.

E para os mais curiosos, nós temos os nomes dos personagens que já deram as caras ou foram confirmados pela Koei Tecmo são: Mototada Torii, Muneshige Tachibana, Ginchiyo Tachibana, Nagamasa Kuroda, Kanbei Kuroda, Okatsu, Sakon Shima, Yoshitsugu Ōtani, Tadakatsu Honda, Naomasa Ii, Magoichi Saika, Tenkai.

Depois de todas essas informações, a ansiedade está a mil por Nioh. Para quem quer mais informações sobre a cultura japonesa da época do Xogunato, fica aqui a indicação de Shogun, livro escrito por James Clavell e que se inspirou na sua figura de William Adams para criar o personagem protagonista John Blackthorne.

Nioh tem lançamento mundial confirmado para o dia 07 de fevereiro. Depois de mais de 13 anos em desenvolvimento pela Team Ninja, finalmente a Koei Tecmo encerrará a longa espera dos fãs.