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Quando fiquei sabendo sobre All-Star Fruit Racing, ainda mais por ter “All-Star” no nome, a minha expectativa subiu num nível estratosférico para finalmente ter um novo jogo de kart para a nova geração (que não seja Mario Kart, claro). Todo colorido, com dezenas de desbloqueáveis e promessas de novidades em um estilo de jogo um tanto quanto desgastado, mas que ainda arrebanha crianças e marmanjos, indo dos mais casuais aos hardcore. O trailer de divulgação era algo que beirava a magia e me lembrou muito a pista de corrida utilizada em Detona Ralph. Infelizmente, o trabalho da 3DClouds parece ter sido superficial, deixando de lado a oportunidade de emplacar um bom título como opção do gênero.

A fórmula de sucesso acaba sendo sempre o principal porto seguro para jogos desse tipo, fazendo com que tudo seja mais do mesmo. Para All-Star Fruit Racing talvez a nova geração de jogadores seja o real público-alvo mais indicado, mas todo esforço para se destacar como um game de corrida diferentão acabou sendo minimizado por suas próprias limitações.

Frutose acelerada

Tudo neste jogo parece ter sido criado para captar a criança que existe em cada um de nós. Os cenários são coloridos, criativos e tudo muito atrativo em seu visual. Os personagens são frutas personificadas e/ou antropomorfizadas, com carros curiosos, mesmo que sejam iguais entre si na estrutura e contando apenas com a diferenciação de cores e pequenos detalhes para captar a essência e elementos de cada uma das frutas. Tudo é muito bonitinho, apostando fortemente em algo completamente novo para o visual e em algumas mecânicas diferenciadas. Mas que parece um sonho doce vira um limão azedo quando você realmente jogar.

Imagem do jogo All-Star Fruit Racing
Um filhote de Corrida Maluca, Mario Kart e Sonic All-Star Racing.

Para este jogo ser um bom exemplar de corrida de karts, nós precisamos nivelar por baixo, afinal aqui não temos nenhum personagem famoso e carismático. Nada faz referência ao que já gostamos e as corridas possuem baixo nível de dificuldade por conta da Inteligência Artificial precária. Basta uma corrida para entender como a mecânica de tiro funciona para assumirmos a primeira colocação e não sofrermos em nada sobre isso, principalmente por não existir um míssil guiado ou um casco azul para atormentar a vida de quem está em primeira posição.

Críticas à parte, All-Star Fruit Racing consegue oferecer dois pontos positivos: a grande diversidade de pistas para o modo solo e multiplayer, com voltas ou com ponto de partida e chegada, no melhor estilo Need for Speed. Para deixar as corridas um pouco mais interessantes, os desenvolvedores fizeram a melhor escolha ao abandonar as tradicionais caixas surpresas para você passar e receber um item aleatório. Neste jogo você precisará coletar frutas pela pista e um mixer, no canto inferior direito da tela, mostrará as frutas coletadas e os poderes disponíveis para você utilizar. Em alguns cenários, esses poderes podem estar prontos e disponíveis para serem coletados, mas em sua maioria o jogador precisará montá-los.

Imagem do jogo All-Star Fruit Racing
Além de muito bonito, o jogo fornece dicas sobre o consumo de frutas.

Os karts serem todos iguais não é demérito nenhum; a surpresa fica por conta da customização possível para que você utilize os itens conquistados durante o jogo para pequenas melhorias. Elas aparecem visualmente em seu veículo, embora sejam pouco perceptíveis durante as corridas. Outro detalhe importante são as corredoras: neste jogo só há mulheres no comando dos karts. Elas possuem habilidades individuais e que favorecem para atacar ou se defender durante as partidas. Todas essas mecânicas são tentativas de superar qualquer comparação com Mario Kart ou Sonic All-Stars Racing, porém como comentei no início nem tudo são flores (ou frutas).

Fruta verde ou madura?

All-Star Fruit Racing causa uma percepção muito dúbia sobre ser um jogo bom ou ruim. Por um lado temos diversas mecânicas que dão um respiro criativo ao gênero; do outro lado temos uma IA ruim para as corredoras, queda de frame rate e animações quebradas das personagens. Sem contar que o jogo parece estar desbalanceado, colocando cortes de caminho que não fazem diferença na corrida ou combinações de frutas coletadas disparando armas que aparentam não estarem totalmente calibradas: basta lançar um tufão em direção à adversária e nada conseguirá parar você.

Imagem do jogo All-Star Fruit Racing
Mecânicas novas, variedade de personagens e automóveis ajudam a compensar as falhas em All-Star Fruit Racing.

Bastam algumas horas jogando All-Star Fruit Racing para perceber que ele possui mais potencial do que realmente foi executado. É de se esperar que a 3DClouds trabalhe em melhorias e balanceamento, algo mais do que necessário para deixar o game mais competitivo e desafiador. Seu estilo cadenciado de corrida, mais fácil de assimilar tudo o que acontece ao seu redor, contribui para o baixo nível de desafio. Com isso o jogo pode até fazer sucesso entre os jogadores novatos, mas não por muito tempo.

Review – Unicorn Overlord

Renato Moura Jr.Renato Moura Jr.16/03/2024