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A Harebrained Schemes traz ao mundo brigas de robôs gigantes em uma nova escala: por toda a galáxia, englobando mercenários a aristocratas. Seu dever em meio a esse contexto é controlando uma empresa e gerenciando almoxarifado, tudo isso dentro do cockpit de um titânico mecha.

Distribuído pela Paradox Interactive, BattleTech é uma adaptação de um jogo de tabuleiro lançado em 1984. Nos tabuleiros, possuía miniaturas que poderiam ser customizadas pelos jogadores. O jogo e suas expansões se desenrolam em diversos modos e se mantêm relevantes até os dias de hoje, levando à criação de uma versão digital.

BattleTech é o resultado de uma campanha muito bem sucedida no Kickstarter, recebendo $2,785,537 dos $250,000 pedidos e, após quase 3 anos de desenvolvimento, recebemos um belo produto. Sendo uma mistura bem equilibrada de um jogo de simulação (como os Tycoons da vida) e combate em turnos, BattleTech é como um SuperPato: nada, voa e anda. A diferença é que faz todos eles bem.

Go, go, MechWarriors!

Com algumas centenas de horas de XCOM na bagagem, vim para BattleTech como um cachorro faminto e não encontrei nada parecido com o que esperava. Isso é ruim? De modo algum: só diferente.

BattleTech - Imagem de combate
Desta vez não é na Alameda dos Anjos, mas o problema é tão grande quanto

O estilo de combate estratégico por turnos de BattleTech obviamente é diferente do estilo convencional de utilização de coberturas e esconderijos de XCOM. Por quê? PORQUE VOCÊ TEM ROBÔS GIGANTES! Aliás, de acordo com a história oficial, os mechas que você utiliza tem cerca de 9 metros de altura – isso sem falar no peso.

Enfrentando de tanques a torretas a outros mechas, sua equipe de até 4 combatentes pode utilizar um grupo bem grande de robôs completamente customizáveis, da aparência aos armamentos.

Por falar em armamentos, eles são os principais responsáveis pelo estilo de combate de BattleTech. Você não precisa se esconder para não ser atingido, e sim saber onde estará para melhor atingir seus inimigos com balas, mísseis e raios laser… Ah, esqueci: além disso ainda tem os socos e chutes caindo sobre os oponentes.

BattleTech - Imagem de controle de mechas
O gerente de almoxarifado com o trabalho mais agitado que já existiu

Porém, para viver essas experiências de combate, você precisa gerenciar sua empresa. Bom… Eu não sei se podemos caracterizar mercenários como uma empresa. Sociedade Anônima ou Limitada? Realmente não sei. Independente de nomenclaturas, você precisa gerenciar o inventário de equipamentos para os mechas, o dinheiro para pagar seus pilotos e as manutenções necessárias.

O gerenciamento dos contratos possui uma variação muito importante onde se precisa balancear o quanto você receberá em dinheiro e o quanto será recebido em sucata obtida no campo de batalha. Por sucata, não entendam lixo e sim partes de mechas para utilização. É basicamente assim que você consegue aumentar seu rol de robôs para diversificar sua capacidade de explodir coisinhas.

Além disso é importante saber, antes e depois de cada combate, o quanto e como você fará os reparos dos seus mechas, visto que o custo de manutenção é alto, os juros dos seus empréstimos vencem rápido e a distância entre os contratos é grande. E, devo dizer, gerenciar os 3 lados dessa inequação é simples no começo, mas a curva de dificuldade cresce exponencialmente quanto pior for o seu desempenho na missão anterior.

Vingança!

Guiado por uma bela história de vingança sobre alcançar um trono por merecimento, BattleTech consegue contar um enredo bom o suficiente para te manter atento ao que vai acontecer. Ele aproveita para utilizar do background que você selecionou para seu personagem para te dar opções de diálogo diferenciadas, trazendo um certo dinamismo à história.

BattleTech - Imagem de detalhe de mechas
Os detalhes de BattleTech são dignos do seu passado de jogo de miniaturas

Felizmente, a história foge do clichê em que você seria destinado a um trono muito merecido e há muito tempo perdido. No caso de o considerarmos um blockbuster de cinema, você seria o sidekick engraçaralho que tem umas armas muito maneiras, o que cabe muito bem em um jogo no qual a intenção é falar menos e explodir mais.

Complementando isso, o jogo possui cenas animadas (cutscenes) muito boas com uma dublagem de ótima qualidade. O universo por trás de BattleTech é extremamente vasto e devo admitir que, em mais de uma dezena de horas de jogo, não me inteirei de nem metade do que acho que deveria entender. Mas esse contexto gigantesco com diversos clãs, governos, planetas, ecossistemas e principalmente mechas proporciona uma experiência de imersão extremamente prazerosa.

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