Skip to main content

Desenvolvido pela Akupara Games, Desert Child é um side-scrolling de corrida com elementos de RPG em que o protagonista deve enfrentar várias corridas no sistema solar e ganhar uma grana com isso. O mais legal do jogo – graças à sua característica de RPG – é que há diversas formas de lucrar, se entreter e aproveitarmos ao máximo a experiência do game.

O jogo se passa em 2071 e acompanha o personagem principal, conhecido como “The Rider” que é um jovem pobre mas muito habilidoso no hoverbike. Graças a isso, ele vê uma possibilidade de sair de sua condição financeira para se tornar um corredor rico e planetariamente conhecido.

Acelera!

Para se movimentar pelo jogo (no PC), é usado o sistema simples de W, A, S, D para os direcionais, J para interagir e K para cancelarmos as ações. Já durante as corridas, o J é usado para atirar e o K para acionarmos os boosts. O sistema é bem fluído, o que torna fácil de desviar e evitar atingir os objetos no caminho. No entanto, não há um indicador ou um mini-mapa que mostre se a corrida está acabando ou não e isso acaba forçando o jogador a se manter sempre na frente durante os desafios.

Imagem do Jogo Desert Child
Os patos dropam dinheiro quando destruídos e as telas atacam os corredores

Ao fim de cada corrida o protagonista fica com fome e quase sempre tem que reparar a hoverbike dos eventuais danos sofridos durante as atividades. Para comprar comida e consertarmos o veículo, é necessário ter dinheiro e há variadas formas de conseguí-lo. Sem cair no looping infinito de fazer corridas intermináveis para ganhar, o jogo oferece a possibilidade de caçar criminosos, entregar pizzas, ser tutor de corredores iniciantes e até mesmo fazer serviços para mafiosos.

Além das opções de lucrarmos sob o veículo, o jogador também pode ser um investidor e um vendedor. O game oferece uma opção de poupança no banco e basta depositarmos uma quantia em dinheiro que alguns dias depois ele terá rendido lucro. Podemos também vender peças antigas e até mesmo roubadas de outras hoverbikes para gerar um dinheirinho extra.

Ramen, pizza, peixes frescos e snacks são algumas das possibilidades para encher a barriga e diminuir a fome do personagem. Cada um deles tem preços e taxa de saciação diferente. Minha dica é focar no caldo asiático com noodles. Para consertar o veículo, há oficinas com preços e porcentagem de reparo diferentes. Faça sempre a que te gerar mais economia e custo-benefício. Evite deixar os danos se acumularem, pois isso prejudica o desempenho nas corridas e trabalhos.

Imagem do jogo Desert Child
É possível navegar no pier e comprar no barquinhos

Outro ponto ótimo de Desert Child é sua troca de câmeras. Tirando as partes em que se usa o veículo principal, cada cenário que é visitado pelo personagem conta com uma câmera nova. É possível ver com detalhes os pés do personagem enquanto ele caminha, uma vista de cima e até mesmo uma panorâmica mostrando os lindo detalhes em 16 bit do jogo.

O crime talvez não compense

Mesmo com a possibilidade de se fazer serviços para os gangsters do jogo e até roubar peças de outras hoverbikes, você pode pagar caro por isso. A qualquer momento, especificamente nas transições de mapas, a polícia pode aparecer e ir atrás de você. Em uma perseguição frenética, também no ambiente de corrida, você deve trocar tiros para atrasar o policial e usar muito os boosts para o deixar para trás.

Imagem do Jogo Desert Child
O menu mostra suas informações. Sim, perdi toda a grana por não conseguir fugir dos tiras

Caso não consiga, é necessário pagar uma multa proporcional aos seus crimes. Em casos mais extremos – como aconteceu comigo – todo o dinheiro conquistado pode ir por água abaixo. Mesmo que extremamente frustrante, a punição faz total sentido dentro do contexto do game. Em Desert Child você anda na linha ou se esforça para ser malandro o suficiente para sempre fugir da polícia. Para aliviar as coisas, num dos cenários do jogo é possível se esconder para não ser mais procurado pelos tiras, mas é necessário pagar um valor para o proprietário.

 
Imagem do Jogo Desert Child
Em um dos cenários da cidade é possível fazer compras e entrar na corrida

Just Chillin’

Com sintetizadores e ótimas linhas de baixo, a trilha sonora do game flutua de techno para o rap, sem perder a essência das músicas presentes nos jogos de 16 bit. A parte boa é que ao longo do jogo encontramos lojas de música para ter uma variedade maior delas no gameplay. Os discos têm preços, ritmos e gêneros variados. No geral, as músicas são bem tranquilas e gostosas de se ouvir, mas, caso não invista em variar sua trilha sonora, ouvir só a música padrão pode começar a irritar. Uma outra opção, mais barata e improvisada, é ouvir a playlist do Spotify criada pelo desenvolvedor do game, Oscar Brittain.

Desert Child é um ótimo jogo para quem está querendo só um passatempo e se divertir. Com pouco tempo de prática você se acostuma em dirigir o hoverbike e vai se tornando um grande corredor, na mesma proporção em que a dificuldade do game aumenta. Mesmo com uma história pouco aprofundada sobre as motivações do protagonista, o objetivo é claramente a diversão de correr e ralar para tirar um grana. Todas as atividades funcionam perfeitamente para tirar a mesmice das corridas competitivas.

Review – Pepper Grinder

Renato Moura Jr.Renato Moura Jr.28/03/2024
Imagem do review de Everloop

Review – Everloop

Marco AntônioMarco Antônio28/03/2024
Imagem do review de Dicefolk

Review – Dicefolk

Marco AntônioMarco Antônio27/03/2024