Skip to main content

Dungeon Defenders: Awakened reúne os guerreiros de Etheria para uma missão que os levará em uma viagem no tempo. O cristal que por muito tempo selava o mal se rompeu, e dos seus cacos ressurgiram as volumosas criaturas malignas. Não demorou para que esses inimigos lançassem um feitiço sobre os heróis, transformando-os em crianças novamente e transportando todos eles para antigas batalhas. Mas embora estejam menores, suas experiências permanecem intactas, e é com essa sabedoria que eles devem eliminar as intermináveis hordas e descobrir os segredos por trás desta bruxaria.

Financiado pelo Kickstarter e produzido pela Chromatic Games, esse jogo é praticamente uma releitura do primeiro Dungeon Defenders, um Tower Defense com mecânicas de RPG e estratégia que conquistou uma grande base de fãs. Tais jogadores certamente ficaram ansiosos pela chegada de Awakened, já que essa versão reúne o conteúdo e o melhor das mecânicas dos títulos anteriores. Mas embora ofereça charme, algumas novidades e muita diversão, o jogo possui problemas que talvez façam a experiência não ser tão especial.

Construindo um arsenal de defesa

Se você chegou agora em Dungeon Defenders: Awakened, saiba que aqui poderá escolher entre quatro guerreiros para defender os cristais dos ataques inimigos. As fases são divididas em momentos de construção, onde é possível criar equipamentos em locais estratégicos para auxiliar no combate como torretas de arpões, campos de proteções e entre outras coisas. Também é possível melhorar seu personagem equipando armas e vestimentas poderosas para um combate hack and slash cheio de magias. A segunda parte é o confronto em si, onde os portões abrem alas para hordas volumosas passarem. Neste momento você precisa destruí-las e impedir que elas alcancem e destruam o cristal de Etheria.

Imagem do jogo Dungeon Defenders: Awakened
Isso é um desfile?

Uma das características mais legais é que entre as rodadas de uma fase é possível trocar de personagem, assim você consegue explorar os poderes e defesas de cada um e elaborar um plano estratégico conforme progride. Se você precisar de ajuda, é possível convidar até três amigos para um modo cooperativo. Neste formato, a diversão é garantida com efeitos e explosões para todos os lados. Dá para convidar pessoas da sua lista na Steam, deixar a partida pública para que qualquer jogador entre na brincadeira, ou você mesmo pode navegar e entrar em partidas que estão ocorrendo. Por fim, existe uma possibilidade de jogar em tela dividida localmente, porém não encontrei explicações sobre como habilitá-la.

Dungeon Defenders: Awakened possui cinco modos: a Campanha é por onde você conhecerá a história, enquanto desbloqueia os 15 cenários. Em Sobrevivência, as hordas serão ainda mais volumosas, além de haver mais rodadas por fases. Já em Desafiar, há uma seleção de arenas com regras específicas que podem incluir uma chuva de inimigos por todos os lados. O Modo Mix, como você deve imaginar, mistura as regras aleatoriamente. Por fim, em Estratégia Pura, você deverá avançar apenas com a construção de defesas.

Imagem do jogo Dungeon Defenders: Awakened
Essa taverna está bem desanimada.

Todos os modos exploram as mesmas fases (inclusive muitas são aquelas que vemos no primeiro título, mas claro, com um visual muito bem renovado). Além disso, você poderá alternar entre os níveis Fácil, Médio e Difícil. Concluindo esse terceiro, você habilita dificuldades ainda mais intensas como o Insano, que por consequência libera o Pesadelo que é, enfim, o requisito para liberar o último e novo nível de dificuldade, o Massacre. Em qualquer um deles, você ressurge rapidamente se padecer durante o combate, a não ser que ative a função Hardcore onde a morte te obrigará a reiniciar o desafio.

Descubra você mesmo

Alguns recursos não possuem informações para contextualizar os jogadores novatos de Dungeon Defenders: Awakened. Exemplos ocorrem na taverna, onde há dois atendentes que certamente vão vender melhorias em equipamentos entre outras coisas, mas não há nada que diga quando e como tais funções serão habilitadas. Nos detalhes de estatísticas do personagem, tem algumas características incomuns como a Fundição e Def. taxa, mas onde estão as explicações sobre suas funções para a jogabilidade?

Imagem do jogo Dungeon Defenders: Awakened
Eu não entendi o que você falou.

Para os jogadores brasileiros, há opções de textos em português, mas eles tornam a interpretação ainda mais complicada, pois há erros de tradução e, para piorar, linhas de programação sendo exibidas em meio aos textos, bagunçando completamente o entendimento das legendas e qualquer outra informação exibida pelo jogo. Cada item do seu inventário, por exemplo, possui um level, mas em português essa informação foi substituída por termos de programação, ficando impossível saber qual é o nível destes equipamentos.

Mudar a linguagem resolve o problema de interpretação, embora o jogo ainda fique devendo explicações para muitos de seus conteúdos. Um códice seria uma implementação muito bem-vinda para apresentar dados sobre cada um dos inimigos, heróis ou até dos equipamentos de defesa. Isso deixaria o jogo mais recheado e poderia ajudar no entendimento das mecânicas, modos de jogo e muitos outros detalhes.

Imagem do jogo Dungeon Defenders: Awakened
Está tudo sob controle!

Dungeon Defenders: Awakened possui uma quantidade imensa de recompensas para coletar, são tantas que basta uma partida para encher seu inventário. Claramente nem todos serão úteis, oferecendo pouco poder ou proteção. Nestes casos, você poderá vendê-los para ganhar moedas que podem ser utilizadas para melhorar os bons equipamentos, mas é uma pena que este ouro sirva apenas para esta finalidade, já que os atendentes da taverna se recusam a vender itens para as crianças.

Recompensas para todos

Um ponto interessante é que independente do herói escolhido, você também pode receber itens para os demais personagens, equipamentos raros e até de levels superiores (embora tenha que atingir níveis de experiência específicos para então poder utilizá-los). Isso fará você gerenciar constantemente os seus recursos, verificando quais deles valem a pena manter e quais podem ser vendidos para liberar espaço no inventário.

Imagem do jogo Dungeon Defenders: Awakened
Batalhar sozinho pode ser muito desafiador.

Quem conheceu o primeiro título verá que Dungeon Defenders: Awakened tem praticamente o mesmo conteúdo do jogo original, os mesmos quatro heróis com seus mesmos poderes, equipamentos de defesas e quase as mesmas fases. Tudo foi produzido com mais detalhes e beleza, além de uma redesenhada na interface para tornar o visual ainda mais carismático, gerando também uma bela dose de nostalgia.

Embora esteja muito bonito, Awakened poderia ter ousado e trazido mais conteúdos e melhorias, como implementar um chat por voz, algo que sem dúvidas ajudaria no momento de planejar as estratégias, mas ao invés disso continuamos com a troca de mensagens de textos que sofrem com os atrasos. Trazer novos personagens também não seria ruim, e os que estão disponíveis poderiam ter novos poderes, armamentos e, principalmente, seria ótimo que os equipamentos gerassem animações de combate diferentes além de mudar apenas a estética do objeto.

Dungeon Defenders: Awakened possui alguns problemas relacionados aos seus comandos no controle, pois mesmo que haja total integração (incluindo mudanças na interface), em alguns momentos não há um botão que atenda determinadas opções, como o pause, que só é ativado com o uso da tecla esc do teclado. Já a navegação dos menus muitas vezes só está disponível através do mouse, fazendo você alternar os controles a todo momento. São detalhes que mostram que o jogo precisa de melhorias, ainda mais sabendo que em breve essas batalhas vão desembarcar nos consoles.

Imagem do jogo Dungeon Defenders: Awakened
Quem dera eu tivesse tempo para organizar esses itens.

Mesmo com esses problemas, quanto mais você joga Dungeon Defenders: Awakened, mais ele fica divertido. Construir defesas com seus amigos e ver suas estratégias funcionando é incrível e rende momentos gloriosos. As engraçadas criaturas de estimação que você pode utilizar durante o combate completam a festa, enquanto que a possibilidade de subir o level de ambos os personagens simultaneamente (mecânica herdada do segundo jogo) torna a progressão mais tranquila.

Felizmente os desenvolvedores estão trabalhando ativamente em atualizações para melhorar a experiência e trazer novos conteúdos no futuro. Até lá, o jogo pode não ser tudo o que os jogadores esperam, mas com certeza ele consegue entregar uma boa dose de diversão e desafios. Resta torcer para que os problemas sejam resolvidos rapidamente para manter a comunidade cada vez mais empenhada em proteger Etheria.

Review – Fallout: 1ª Temporada

Renato Moura Jr.Renato Moura Jr.15/04/2024
Harold Halibut

Review – Harold Halibut

Carlos AquinoCarlos Aquino15/04/2024