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Como eu amo o gênero de “Casas Mal-Assombradas”! Me traz de volta a memória os passeios de noite com alguns amigos tentando entrar em antigas casas delapidadas espalhadas pelo interior. Assim como os protagonistas de filmes e jogos, sentia um frio na espinha enquanto entrávamos naquele local que na realidade só guardava poeira, ratos e insetos. No entanto, assustador mesmo seria encontrar uma cópia de Hidden Shelter, afinal nada há anos me chocou como este jogo.

Não se enganem, isso não ocorreu de maneira positiva, mas sim do tremendo e trágico produto que se apresenta diante de meus olhos. Ter de aturar as três horas da campanha do game foram um martírio, entrei esperando algo a nível A Meia-Noite levarei Sua Alma e sai com Floresta dos Vampiros.

Criaturas da seção de desconto

Hidden Shelter traz a história de um grupo de três amigos em uma viagem, Diego, Charles e Bernardo. Durante o percurso, uma estranha criatura surge na estrada, fazendo com que o carro suba a dez por hora em um pequeno barranco. Barranco este no qual os jovens se acidentam e, ao recobrarem a consciência, descobrem que Diego desapareceu misteriosamente.

Imagem do review de Hidden Shelter
Santo cristo, um manequim falante!

Com um único caminho disponível a frente, Charles e Bernardo seguem em frente em direção a uma misteriosa mansão que “guarda” um terrível segredo em seu âmago. Uma família repartida após um acidente com um de seus membros. Assim resta aos dois outros jovens sobreviverem enquanto buscam pelo terceiro e último companheiro nesta mansão que mistura um pouco da estética de Amnésia e Resident Evil 1.

Bom com essa premissa tirada diretamente do chapéu do “nunca foi visto antes”, temos o começo de Hidden Shelter. Claro que uma história nunca é o problema, se bem contada e estruturada, o que não é o caso aqui. Não quero parecer um carrasco sanguinário, mas infelizmente Hidden Shelter não cobre o corte de jogo de horror, simplesmente por que não apenas sua história é bem rasa, mas pelo conjunto todo.

Havia uma parede no caminho

Geralmente quando jogos de horror de baixo orçamento chegam em minhas mãos, eu os “comparo” com os trabalhos da Puppet Combo. O misterioso estúdio está por trás de jogos de horror simples, one shot e que permitem uma sensação de horror maior que a de Hidden Shelter. Assim como é de se esperar a aparição que vive na mansão sempre surge com um jumpscare sonoro.

Imagem do review de Hidden Shelter
Acredite ou não, essa sala está fechada, mas acabei clipando para dentro dela.

Logo após este recurso, a mesma surge e nos persegue até que nos mate. Aproveitando o gancho tenho que comentar que foi de muito mal gosto a tela de morte de Dark Souls. Se fosse um easter egg para uma morte determinada, aí teria meus mais contentes votos. No entanto toda vez que morremos a mensagem surge, em uma demonstração de mal gosto e plágio bem pobre de espirito.

Mas no geral, se souber os gatilhos da aparição, é facilmente evitada na grande parte do tempo. Ele até mesmo possui semelhanças com Silver Chains e sua aparição um tanto quanto scriptada. Caso precise fugir, se prepare para ver inúmeros itens do cenário voar de maneira aleatória ao seu redor, além de ter que fugir usando uma movimentação confusa. Afinal nosso protagonista bate em todo quanto é pé direito de porta e trava, fazendo com que a morte seja a única opção.

Imagem do review de Hidden Shelter
Esse espaço vazio do Hall de entrada me dá uma fúria insana.

“Bó” jogar um filme

Além da narrativa fraca, horror neutro e gameplay assombroso, outro grande problema que tive foi a parte gráfica e o design da mansão em si. A área interna, tirando o enorme espaço vazio do hall que me causa uma sensação de agorafobia e fúria indescritível é razoavelmente bem estruturada. Trazendo um estilo vitoriano, semelhante a mansão Spencer original, algo que vai vir instantaneamente a mente dos jogadores quando entrarem no local.

No entanto a parte externa da casa me lembra uma casa de subúrbio americano, quero dizer, decidam-se de uma vez, eu estou jogando Creep ou A Mulher de Preto? As estátuas também mesmo tendo sua função no jogo, tiraram toda e qualquer imersão que poderíamos esperar. Admito, porém, que os quadros foram uma excelente sacada e muito bem posicionados com suas informações que viriam a ser úteis mais a frente.

HiddenShelter_05_Gamerview
Isso nunca será aceito!

Outro grande problema é a luz no jogo. Existem momentos em que tudo é claro até demais – vide as montanhas durante a noite na opening – enquanto outro são extremamente escuros a ponto de deixar o breu do espaço no chinelo. Além de alguns focos de luz simplesmente surgir, como na porta de entrada da mansão, que tem uma misteriosa fonte de luz, que acredito representar a luz vindo da varanda, mas não funcionou como esperavam.

Hidden Shelter é uma boa tentativa de jogo de horror, afinal de contas modelar todo um universo, história, sonoplastia e visuais não é fácil. O problema é que o jogo ainda precisava de pelo menos mais seis ou sete meses de polimento antes de sair. Faixas de dublagem dessincronizadas com a legenda, sonoplastia estourada durante as falas e todo o restante acima. Mesmo com poucos acertos, Hidden Shelter erra nas fundações e entrega quase nada.

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