Skip to main content

Mad Age & This Guy é o típico jogo indie que chama atenção por conta das referências que traz para quem é gamer há mais tempo. Quando anunciado, lembro de ver o trailer e me interessar exatamente pelos que são seus pontos fortes e principalmente por resgatar um jogo que está no meu TOP 10 da vida: Bomberman. 

Para a minha surpresa, o título da Atomic Wolf não é tão raso, não apenas explorando suas referências como oferecendo um pouco de ação para quem gosta de jogos com puzzles desafiadores.

BOOOOOOM!

Em Mad Age & This Guy, retornamos à era do vapor e das engrenagens. Controlamos um agente secreto de uma unidade de elite que precisa lutar contra os robôs e invenções perigosas. Sua principal missão é salvar a humanidade dos cientistas malucos que planejam usar a tecnologia moderna para dominar o mundo. Para isso, você utilizará aquilo que precedeu o vapor e as máquinas: a pólvora.

O jogo basicamente retrabalha a mecânica básica de Bomberman, com o uso das bombas colocadas pelo cenário, porém vai além ao unir o uso dos próprios inimigos e itens pela fase. Ao contrário das bombas infinitas, em Mad Age & This Guy os explosivos são limitados e devem ser usados com sabedoria. Isso faz com que o jogo deixe de ser um adventure de ação e evolua para um puzzle extremamente interessante.

Imagem do jogo Mad Age & This Guy
O jogo segue uma estrutura de arcade com seleção de fases.

A cada fase você precisa destruir todos os robôs pelo cenário e, se possível, achar os colecionáveis que estão escondidos atrás das diversas caixas de madeira, que estão lá simultaneamente para ajudar e atrapalhar. O fator puzzle se dá por saber quantas bombas temos em cada etapa e administrá-las, tentando fazer a melhor combinação para expandir o dano de suas bombas sem ser afetado por elas.

Só que, diferente de Bomberman, os blocos de concreto saem e as caixas entram, assim como barris inflamáveis. Você não precisa necessariamente explodir nada para explorar, apenas empurrar os obstáculos e montar o melhor caminho, mas pode também agrupar os itens para criar explosões em cadeia e abrir ala mais rápidamente. Porém, ao invés de uma trilha de fogo seguir por um caminho reto, o dano acontece em área e pode te matar no menor sinal de desatenção sua.

Bomberman 2.0

Mad Age & This Guy é uma boa evolução ao legado de Bomberman e oferece o desafio de puzzles muito bem construídos e interessantes. Com uma curva de aprendizado extremamente cuidadosa, o começo é morno e até mesmo desinteressante, porém com o passar das fases, a Atomic Wolf conseguiu construir cenários que exigem atenção ao mover os objetos e onde colocar as bombas. O comportamento dos inimigos também causa certo nervosismo, assim como o desperdício que dos itens mais raros e contados desse jogo: as bombas.

Imagem do jogo Mad Age & This Guy
Lembra ou não lembra Bomberman?

Sei que estou me repetindo nessa questão das bombas, porém o que move o gameplay é a maneira como você ataca. Caso contrário, não conseguirá seguir em frente nos quebra-cabeças por trás de cada fase.

Não à toa podemos chamar Mad Age & This Guy de um Bomberman 2.0, pois fica claro que estamos jogando o que claramente poderia ser uma evolução: um arcade com menos ação e gameplay mais cadenciado, menos competitividade e maior estratégia, com maior chance de fracasso.

Steampunk indie

Ainda que resgatando o visual 16-bit dos jogos da Hudson, a Atomic Wolf criou uma direção de arte coesa e muito condizente com a proposta do jogo. Assim como a trilha sonora que, mesmo repetitiva, tem seu mérito por ficar na sua cabeça após a jogatina. Vejo isso como um ponto positivo, mas não sei se consegue representar a proposta do jogo assim como o visual consegue.

Imagem do jogo Mad Age & This Guy
Não faltam engrenagens pelo cenários.

Se puder, embarque nesse game que resgata a cultura steampunk e gratifica por reviver o saudosismo de jogos de gerações passadas. A missão de salvar o mundo explodindo máquinas e sobrevivendo aos desafios em cavernas, geleiras e castelos estranhos fica cada vez mais gratificante e interessante.

Mad Age & This Guy merece ter sua chance, principalmente por ser um bom jogo para utilizar o modo portátil do Switch e, além disso, fazer perceber que a simplicidade de Bomberman ainda pode ser interessante – mesmo que, infelizmente, não substitua os clássicos jogos originais.

Review – Fallout: 1ª Temporada

Renato Moura Jr.Renato Moura Jr.15/04/2024
Harold Halibut

Review – Harold Halibut

Carlos AquinoCarlos Aquino15/04/2024