Skip to main content

Shenmue é um clássico reverenciado por muitos, pois proporcionou uma experiência de mundo aberto inigualável. Com o anúncio do terceiro título a caminho e aproveitando para responder aos pedidos de muitos fãs, a Sega relança os títulos originais no pacote Shenmue I & II para as plataformas atuais, permitindo que novos jogadores possam conhecer a série que antes esteve limitada aos consoles Dreamcast e Xbox original.

Esse jogo é um RPG de aventura e ação que te leva a um ambiente envolvente, cheio de coisas para fazer, possibilitando uma vivência profunda e sem igual. Não se trata de um remake, embora haja algumas melhorias aqui e ali, então não espere por gráficos atuais e nem mudanças bruscas de jogabilidade; o visual, mesmo antiquado, traz gráficos muito bons e bastante detalhados, com belas animações; o mesmo acontece com a trilha sonora, permanecendo a mesma.

Como na vida real: as coisas acontecem no seu devido tempo

Em Shenmue você assume o papel do jovem Ryo Hazuki, que testemunha o assassinato de seu Sensei, que também é seu pai, pelas mãos do misterioso Lan Di. A história se passa através de Ryo procurando pistas e desvendando os mistérios da morte de seu pai. O mundo aberto de Yokosuka acontece independente da busca de Ryo e, por isso, muitos eventos podem ocorrer enquanto você procura por pistas. Os habitantes possuem seus próprios afazeres, dando a sensação de que eles não estão ali apenas esperando você iniciar um diálogo; assim, é possível vê-los em seus trabalhos durante o dia ou curtindo em um bar durante a noite, e isso está relacionado com a experiência do jogo. Às vezes é preciso esperar o momento certo para poder conversar com determinadas pessoas e, até que esse momento chegue, você estará livre para explorar.

Imagem do jogo Shenmue I & II
Ocorreram mudanças nas marcas dos refrigerantes por questões de licenciamento.

Nesta versão, Shenmue possui alguns pontos de viagem rápida facilitando o percurso até determinados locais ou pessoas, mas isso pode fazer com que o jogador perca alguns eventos, consequentemente diminuindo a imersão sobre a rotina do protagonista. Se você procura por um jogo frenético, com missões seguidas de missões, talvez esse jogo não seja ideal, pois Shenmue I & II nos coloca na rotina diária de Ryo e para isso há uma passagem de tempo com ciclos de dia e noite; o protagonista e os habitantes respeitam esses horários. Portanto, explorar, conversar e observar cada objeto não só é comum, como necessário.

Shenmue I & II é um clássico nostálgico

É possível ajudar alguns NPCs, aprender novos golpes, colecionar brinquedos – que reúnem personagens de franquias da Sega – ou até mesmo trabalhar para ganhar dinheiro extra. Por vezes, você pode entrar em combates contra alguns encrenqueiros de rua. Estes confrontos podem acontecer com os famosos Quick Time Events, onde precisamos pressionar uma sequência de botões conforme apresentados na tela para vencer a batalha, ou combates mais elaborados, com sequências de comandos para golpear os inimigos.

Em Shenmue II, Ryo vai para Hong Kong, dando continuidade na busca por Lan Di. A cidade é maior que a tradicional Yokosuka e, enquanto a primeira tinha um clima mais calmo, a segunda possui um ar mais agitado. Hong Kong não proporciona o mesmo charme do primeiro título, mas a melhoria nos gráficos é perceptível. Isso é possível já que essa versão teve como base o jogo lançado para o primeiro Xbox, que era tecnicamente mais capaz que o Dreamcast.

Imagem do jogo Shenmue I & II
Parece bobagem, mas comprar esses bonequinhos é algo viciante.

Assim como o primeiro título, Shenmue II tem poucas mudanças técnicas neste relançamento. Na jogabilidade há algumas facilidades que já eram existentes na versão original como a possibilidade de alternar os horários sem precisar esperar para um evento.

Esse relançamento nos dá a oportunidade de jogar Shenmue I & II com diálogos em japonês – particularmente acho mais interessante, pois parece que expõe melhor os sentimentos dos personagens, tornando a narrativa mais envolvente. Dá para acompanhar os diálogos com as legendas em inglês; infelizmente nada foi traduzido para o português.

Os gráficos são datados, é verdade, com poucas melhorias, que estão mais relacionadas ao aumento de resolução permitindo telas widescreen em 1080p, com as cutscenes permanecendo em 4:3. Geralmente, você verá algumas texturas feias ou com baixa definição; os menus tiveram mudanças, tornando os textos mais legíveis; o jogo roda perfeitamente bem, sem carregamentos longos e a 30 frames travados, algo que não acontecia nos consoles originais devido suas limitações.

Imagem do jogo Shenmue I & II
O combate é baseado em Virtua Fighter, porém bem mais lento.

Shenmue I & II demonstram a sua idade com relação aos movimentos que são um tanto travados, mesmo que essa versão permita aos jogadores de PC realizar personalizações pelo teclado e nos controles haverem opções de movimentação através dos analógicos. Ainda assim, a câmera e a movimentação de Ryo podem parecer estranhas para novos jogadores. Se você deixar isso de lado e acostumar-se com a proposta, logo verá que isso não te impede de ter uma ótima experiência.

Não se sinta frustrado se esperava gráficos refeitos, melhorias no design de som e na jogabilidade pois essa não é a proposta deste relançamento. Mesmo que hajam alguns problemas gráficos e interações pouco comuns, Shenmue I & II ainda conseguem ser títulos atuais, onde tudo é feito com bastante detalhe para ser apreciado sem pressa de chegar a um objetivo, deixando as coisas acontecerem no seu devido tempo. Porque, com certeza, enquanto esse tempo não chega, sempre haverá coisas que podem ser feitas. Claro, se você quiser fazê-las.

Shenmue I & II é um prato cheio para os fãs da série e uma ótima oportunidade de expandir seu nome para muitos outros jogadores; não é um título perfeito, tem seus problemas e isso está relacionado a sua idade, mas seus pontos fortes, com certeza, pesam muito mais e fazem merecer sua atenção, além de ser um bom preparo para Shenmue III.

Review – Fallout: 1ª Temporada

Renato Moura Jr.Renato Moura Jr.15/04/2024
Harold Halibut

Review – Harold Halibut

Carlos AquinoCarlos Aquino15/04/2024