Skip to main content

Se você joga Story of Seasons desde quando a série era conhecida como Harvest Moon, muito provavelmente seu primeiro contato (e talvez o mais marcante) com a franquia foi com Harvest Moon: Back to Nature, o principal título lançado no primeiro PlayStation e o jogo que consolidou a marca como o melhor simulador de fazenda fofinho que você vai encontrar por aí.

Back to Nature nos apresentou a belíssima e pacata Mineral Town, uma cidadezinha habitada por personagens carismáticos e amigáveis que conseguem ganhar sua simpatia em um piscar de olhos. Porém, foi em 2003 que o jogo alcançou o seu ápice, pois foi quando lançaram um remake exclusivamente para o GBA intitulado Friends of Mineral Town, esse que muitos consideram até hoje como o melhor título da franquia.

Friends of Mineral Town não era só um excelente Harvest Moon para um console portátil, mas era uma versão aprimorada e com mais conteúdo do melhor jogo lançado até ali! Passado quase 20 anos, o jogo está recebendo um novo remake (podemos chamar de remake do remake) para o Nintendo Switch e PC, trazendo novidades e toda a mágica de Mineral Town de volta.

É muito fofura!

Um padrão que Story of Seasons nunca deixou de seguir foi em seu “enredo”. Se você já jogou qualquer outro jogo da franquia, sabe muito bem que o avô do nosso personagem morreu e deixou sua fazenda como herança. A primeira grande decisão do jogo é: você aceita a fazenda ou não? Na verdade não tem escolha nenhuma, pois se você recusar o jogo acaba antes mesmo de começar.

Na época, duas versões de Friends of Mineral Town foram lançadas. A segunda era More Friends of Mineral Town, que trocava o protagonista homem por uma mulher e fazia pequenas alterações em torno disso, como na questão dos pretendentes (ao invés das mulheres, alguns homens da cidade se tornavam disponíveis para um relacionamento). A parte boa é que agora você pode escolher jogar com um personagem homem ou mulher sem ter que comprar outro jogo para isso. Existe até mais de uma opção de visual para cada sexo, o que não é lá grande coisa, mas pelo menos tem essa possibilidade.

Mineral Town nunca foi tão bonita!

O visual foi completamente refeito e adaptado para os gráficos tridimensionais isométricos que já marcaram presença em todos os títulos mais recentes da franquia. Porém, o jogo ainda se mantém fiel ao estilo do original e todos os personagens continuam “cabeçudinhos” e muito fofinhos. Mineral Town também está mais colorida do que nunca e é muito legal poder revisitar aqueles lugares com gráficos melhores.

Uma nova função que também pode vir a calhar para muita gente (principalmente para novatos na série) é a adição de um modo casual. Antes de começar a jogar, você pode escolher entre dois modos de jogo: o normal – que nada mais é que o Harvest Moon que já conhecemos, você começa a jogar e se vira para fazer sua fazenda prosperar – ou o casual, que facilita um bocado o começo da sua vida como fazendeiro e te garante logo no início alguns vegetais plantados, dinheiro no bolso e vizinhos mais fáceis de cativar. Para quem ainda não entende muito bem como o jogo funciona, é um ótimo jeito de aprender!

Sem dor, sem ganho

Story of Seasons é um jogo sobre labuta. Se você não trabalha, você não lucra e, se você não lucra, você nunca vai conseguir subir na vida (é basicamente idêntico à vida real). Assim como nos títulos mais antigos, aqui você faz tudo no seu tempo e sem pressão. Você começa o jogo sem nada (ou com algumas coisinhas caso esteja jogando no casual) e cabe somente a sua própria força de vontade plantar mais vegetais, arranjar alguns animais e começar a tirar algum dinheiro da sua força de trabalho. Com dinheiro você compra mais animais, com animais você ganha mais dinheiro e assim a vida continua.

Como de costume em qualquer jogo do gênero, estabelecer uma rotina é essencial. No começo você fica meio perdido e precisa conhecer todos os seus vizinhos, se adaptar aos seus horários, atividades e tudo mais. Conforme você vai jogando, seu personagem vai ficar cada vez mais atarefado, afinal aquelas plantas não vão se regar sozinhas, então você precisará distribuir melhor seu tempo entre trabalho e socialização.

O início de um sonho.

Os NPCs não estão lá de enfeite, cada um possui seu próprio ofício e pode lhe ser útil de alguma forma. Além do mais, eles possuem suas próprias personalidades, gostos e interesses, então você precisa aprender tudo sobre os personagens que deseja ter uma amizade mais íntima, afinal, no mundo de Story of Seasons toda amizade é bem recompensada.

Seguindo a tradição, você também pode casar neste jogo. Se você jogou o antigo, muito provavelmente já sabe quem será sua futura esposa (ou esposo), mas conquistar o coração da(o) sua(eu) amada(o) é outro processo que leva muito tempo, conversas e presentes para finalmente conseguir chegar ao altar. Story of Seasons é como a vida, nada vem de imediato e de mão beijada, tudo demanda esforço.

Mas nem tudo é trabalho e sempre poderemos esfriar a cabeça nos vários festivais disponíveis em cada estação, além dos mais de 20 minigames do jogo, dentre eles corrida de cavalos, lançamento de disco, alimentação de galinhas e tudo de mais aleatório que você possa imaginar.

Como conquistar o coração de uma dama.

Estilo é para poucos 

Além das novidades já citadas, o jogo também permite mudar o visual do seu personagem, o que nunca foi muito explorado na franquia. A maioria das roupas são apenas cores diferentes do uniforme que você já usa, mas ainda existe algumas opções mais engraçadinhas, como as fantasias de animais. Não tem nada mais legal do que ordenhar uma vaca vestido de vaca, não é mesmo?

Uma outra função que foi adicionada é a possibilidade de salvar o jogo a qualquer momento, que é sempre bem-vinda. No título original só era possível salvar no seu diário, que ficava no seu quarto, te obrigando a voltar para casa sempre que quisesse salvar seu progresso. Agora, o simples apertar de um botão já abre a tela de salvamento, te poupando todo o tempo do mundo.

Sem mais, Story of Seasons: Friends of Mineral Town é um remake para todos que jogaram tanto o Back to Nature quanto o original de GBA, assim como também é um convite para quem nunca jogou conhecer a franquia. Uma vez que estiver em Mineral Town, fica difícil querer sair!

Imagem do review de Everloop

Review – Everloop

Marco AntônioMarco Antônio28/03/2024
Imagem do review de Dicefolk

Review – Dicefolk

Marco AntônioMarco Antônio27/03/2024