Skip to main content

O Pesadelo de Mr. X é o primeiro DLC de Streets of Rage 4, bastante aguardado pelos fãs. E, como prometido, o conteúdo adicional expande as horas de duração deste viciante beat em up. O que inicialmente parecia ser apenas um novo modo de jogo com dificuldade crescente, acaba por surpreender com a quantidade de ideias realmente frescas. A trinca Dotemu, Lizardcube e Guard Crush Games trabalhou pesado para que o modo de sobrevivência fosse o mais divertido e desafiador possível, trazendo ondas de inimigos para treinar seus reflexos.

Na trama, após derrotar os Irmãos Y, os heróis recorrem ao Dr. Zan para criar um simulador cujo a inteligência artificial reproduz a mente perversa do icônico vilão Mr. X. O objetivo é treinar exaustivamente para os próximos desafios que podem surgir futuramente em Wood Oak City. Um singelo background para situar o DLC.

Streets of Rage 4: Roguelike Edition

O modo Sobrevivência oferece duas simulações: aleatória e semanal. Na primeira, o jogador enfrenta inimigos em fases infinitas geradas de forma aleatória, até morrer. No segundo, que muda toda semana, há uma sequência específica de fases para vencer. Em ambas as simulações, você tem somente uma vida e escolhe uma das vantagens disponibilizadas ao final de cada fase, antes de entrar em um portal e seguir para a próxima.

Imagem do jogo Streets of Rage 4: Mr. X Nightmare
Jogando sozinho, a vantagem do aliado é sempre muito útil.

As vantagens variam bastante: tem efeitos de dano (com fogo, eletricidade, veneno, etc.), aumento de status, apoio tático com foguetes ao ativar seu “movimento estrela”, apoio de um aliado cada vez mais forte, e assim por diante. Elas são cumulativas, deixando seu personagem cada vez mais poderoso. Porém, assim como em jogos do gênero roguelike, muitas das vantagens exigem uma condição (barra de vida cheia, por exemplo) ou reduzem a porcentagem de um status para compensar em outro. E não dá pra avançar pra próxima fase sem escolher uma destas vantagens.

É preciso escolher pensando no seu estilo de jogo para não se auto-sabotar. Exemplo: se você gosta de jogar com personagens mais rápidos, priorize a velocidade ao invés da força. Pensando no fator replay, que é altíssimo, o DLC de Streets of Rage 4 premia o jogador com movimentos alternativos para os personagens, bem como pacote de artes e de armas para o modo Treino, além de desbloquear os inimigos para lutar contra eles no modo Treino Livre.

O desafio elevado é mais do que esperado, especialmente na nova dificuldade Mania+ e na simulação aleatória do modo Sobrevivência, que não acaba enquanto o jogador estiver indo bem. Dominar o gameplay dos personagens e o timing dos ataques dos inimigos é um exercício de longo prazo, mas que traz uma satisfação imensa. As fases são todas inéditas, incluindo versões retrô em pixel art, e nenhuma foi reaproveitada do modo Batalha. Tem até novas músicas de Tee Lopes (Sonic Mania, League of Legends) pra embalar a pancadaria.

Imagem do jogo Streets of Rage 4: Mr. X Nightmare
Combos, um fator viciante no modo Sobrevivência.

Injustiças técnicas

Claro, vai chegar um momento em que as fases irão se repetir, mas os inimigos e armadilhas mudam constantemente. Tem totens que atiram flechas, lava que sai do chão, relâmpagos, meteoros, bola de demolição, ringue eletrificado, e assim por diante. Rolam também condições que atrapalham o controle do personagem, como esteiras e o vento forte. O problema começa quando as armadilhas se multiplicam pelo cenário.

O espaço das arenas é limitado e muitas vezes você se verá quicando de um lado ao outro sem ter como evitar. E dá pra morrer rapidinho assim. Mesmo tomando todo o cuidado do mundo, nem sempre você irá conseguir prever o que os inimigos irão fazer. Da mesma forma que você pode se dar muito mal, é possível ver um chefão casca grossa morrer sozinho tomando dano somente das armadilhas. Legal por um lado, frustrante pelo outro. A solução que imaginei aqui seria as armadilhas destruírem após algumas ações.

Imagem do jogo Streets of Rage 4: Mr. X Nightmare
O cenário do Mr. X é caótico, sempre com inimigos difíceis.

Outro fator que atrapalhará os jogadores: certas vantagens engessam demais o gameplay de determinados personagens. Um herói que tem os golpes aéreos como essenciais fica extremamente limitado ao escolher uma vantagem que, em contrapartida, tira o pulo. Outro exemplo: armas brancas com efeito de dano jogando com Shiva, que não segura os itens na mão, sempre chutando-os no ar. O efeito está ali presente, mas não surte o mesmo resultado do que acertar o inimigo várias vezes com uma espada em chamas empunhada em mãos.

Eu entendo que isso faça parte de decisões acerca do gameplay, para que o jogador se adapte às condições de cada personagem, mas tais decisões refletem na diversão. Este é um ponto que certamente abrirá toda uma nova discussão na comunidade, em prol do equilíbrio do jogo. Desde seu lançamento, Streets of Rage 4 foi bastante lapidado com o feedback dos fãs e este DLC certamente passará pelo mesmo processo.

Imagem do jogo Streets of Rage 4: Mr. X Nightmare
Ao fim da simulação, o jogo te informa todos os detalhes do seu desempenho.

Streets of Rage 4: Mr. X Nightmare vale o troco extra, principalmente se você estiver querendo novos desafios, seja jogando sozinho ou com um parceiro. Se com um único lutador (Shiva, meu favorito) eu tive o prazer de uma rodada intensa de 43 minutos de duração, entre outras de menor tempo para relembrar os macetes do personagem, imagine as possibilidades jogando com outros heróis.

Review – Fallout: 1ª Temporada

Renato Moura Jr.Renato Moura Jr.15/04/2024
Harold Halibut

Review – Harold Halibut

Carlos AquinoCarlos Aquino15/04/2024